Escova de dente elétrica é melhor que a tradicional?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra as vantagens e desvantagens de utilizar uma escova de dente elétrica

O mercado nos oferece uma diversidade imensa de escovas de dente.  Talvez as mais populares e mais comercializadas sejam a escova de dente elétrica e a escova manual – a mais utilizada pelo público em geral.

Mas será que, em prol da saúde bucal, está na hora de aposentarmos o modelo tradicional e investirmos no modelo elétrico?  Antes de tudo é necessário conhecer um pouco mais sobre a escova de dente elétrica.

A escova de dente elétrica é um dispositivo que, quando acionado por um botão, realiza movimentos automáticos de suas cerdas, sendo eles de rotação, oscilação e vibração, a fim de remover a placa bacteriana e higienizar os dentes.

Em modelos de velocidade sônica ou menor, os movimentos são gerados por um motor. Enquanto em modelos com velocidade ultrassônica, os movimentos são gerados através de um cristal piezoeléctrico.

Geralmente, elas possuem uma cabeça menor que as das escovas convencionais.

Tipos de escova de dente elétrica

As escovas de dente elétricas se dividem em dois principais grupos. A diferença está na fonte de energia utilizadas por elas. Assim, elas podem ser escovas elétricas recarregáveis ou escovas elétricas à pilha.

Vamos detalhar melhor essa diferença:

  1. Escova elétrica recarregável – é aquela que precisa ser carregada na tomada. Esse modelo, quando ativado, realiza movimentos de rotação e oscilação das cerdas, além de vibrar. Um ponto negativo é que, em média, a cada três meses é necessário substituir a troca do cabo e da cabeça da escova.
  2. Escova elétrica a pilha – como o nome já diz, esse modelo é movido a pilha ou a bateria. Elas são bastante similares às escovas de dente convencionais, mas quando ativadas, elas vibram. Com isso, a limpeza bucal é potencializada. Porém, esse modelo exige a realização de mais movimentos manuais para que a escovação seja feita corretamente.

Benefícios da escova de dente elétrica

A superioridade da escova elétrica ainda não é uma verdade absoluta. Mas quando comparamos o modelo elétrico ao tradicional, observamos que, em muitos quesitos, ela é superior.

Vamos enumerar alguns benefícios desse modelo de escova:

  • Por não exigir movimentos manuais, a escova elétrica facilita a escovação, fazendo dela um processo mais simples;
  • Auxilia pessoas com problemas motores ou pouca destreza manual a higienizar os dentes corretamente;
  • Elas têm o cabeçal arredondado e inspirado no instrumento de limpeza usado nos consultórios dos dentistas, fazendo com que se adaptem melhor a cada dente promovendo uma higienização mais profunda;
  • Elas possuem diferentes movimentos e modos de limpeza, o que permite que você personalize sua escovação.

Mas a escova elétrica dental, como tudo na vida, também possui algumas desvantagens. Obviamente, elas são mais caras que as escovas comuns.

Outro fator negativo é a necessidade de substituição constante da bateria ou do carregador do aparelho.

Assim como é recomendado trocar a escova comum por uma nova de 3 em 3 meses,  a cabeça da escova de dentes elétrica também deve ser trocada após um período semelhante de tempo.

É importante lembrar que, não importa o modelo escolhido, uma escova de dente elétrica ou uma comum, é crucial escovar todos os cantinhos da boca corretamente.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.