Branqueamento dentário com pasta funciona? Entenda!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

As embalagens prometem dentes mais brancos, mas não é tão simples assim. Entenda como os cremes dentais branquadores podem atuar

Passeando pelas prateleiras do mercado ou da farmácia, você já deve ter visto um creme dental que promete clarear os dentes. Eles estão sempre em destaque e, normalmente, costumam ser mais caros também. Mas o sonhado branqueamento dentário é possível apenas com a escovação?

Nesse artigo, vamos discutir a eficácia dos cremes dentais no branqueamento dentário e outras questões acerta do tema. Para introduzir melhor o assunto, vamos definir o que é branqueamento dentário.

O branqueamento dentário é um sinônimo de clareamento dentário. Ou seja, são processos realizados para deixar os dentes mais claros, mais brancos. Para isso, a odontologia fornece uma série de procedimentos e medidas!

Os cremes branqueadores

Uma das medidas oferecidas no mercado é o uso de cremes dentais para clarear os dentes. Um creme dental branqueador é definido por sua composição.

Todos os cremes que tem função de clarear os dentes tem em sua fórmula substâncias mais abrasivas que conseguem retirar manchas superficiais com mais eficácia e rapidez.

A maioria retira, inclusive, as manchas superficiais mais difíceis, como as causadas por café e nicotina.

Funciona ou não funciona?

Sim e não. Calma que você vai entender essa resposta!

Os cremes branqueadores, na grande maioria, cumprem sua missão de tirar as manchas superficiais. Elas são o tratamento ideal para:

  • Dentes levemente manchados;
  • Manutenção de um clareamento profissional.

No entanto, a superfície é seu limite de ação. Manchas mais escuras, profundas ou antigas podem não sair com esse tratamento. Isso porque os ativos da pasta clareadora não são fortes o suficiente para tirar esse tipo de mancha.

Além disso, o tratamento com pastas clareadoras podem gerar dentes sensíveis.

Por isso é importante consultar seu dentista antes de usar esse tipo de pasta, para ter certeza de que seus dentes estão fortes para receber os químicos mais agressivos do creme dental clareador.

Como realizar um branqueamento dentário eficaz?

Uma pasta de dente branqueadora pode parecer a saída mais fácil para o branqueamento dentário, mas já vimos que ela não é eficaz sozinha.

Felizmente, o que não faltam são recursos para mantermos os dentes brancos – e todos eles precisam de um complemento para ter eficácia completa!

É por isso que todo clareamento dentário é feito de forma combinada com outros tratamentos ou mudanças de hábitos dos pacientes. Reunimos aqui alguns tratamentos e medidas que podem te garantir dentes brancos:

Clareamento a laser + mudança alimentar + pasta branqueadora

Clareamento a laser é a técnica odontológica que utiliza um gel com ativo clareador e luz de LED para branquear os dentes.  A técnica é a queridinha entre os dentistas por sua alta eficiência e maior duração dos efeitos.

No entanto, para que o laser seja realmente vantajoso, é preciso fazer um cuidado diário. E esse cuidado começa com a alimentação:

  • Desista do café, vinho tinto e outros alimentos que amarelam os dentes;
  • Invista em alimentos ricos em fibra, como a maçã, que fortalecem e “limpam” os dentes!

Depois da alimentação, o cuidado com a higiene bucal entra em pauta. Utilizar um creme dental branqueador pode fazer a diferença na manutenção desse tratamento!

Clareamento caseiro + mudança alimentar + pasta fortalecedora

O clareamento dental caseiro é realizado em casa pelo paciente. Apesar de não ser realizado no consultório, necessita de acompanhamento do dentista.

O profissional fica encarregado de confeccionar uma moldeira personalizada para o paciente, fornecer o gel a base de peróxido de carbamida com a concentração ideal para o caso e monitora semanalmente a evolução.

Esse tipo de clareamento é mais lento e também pode deixar os dentais mais sensíveis.

Nesse caso, é ideal que o creme dental seja um com agentes fortalecedores ou até um específico para dentes sensíveis. Seu dentista saberá te apontar a melhor escolha!

E, claro, a alimentação continua sendo um fator decisivo. Se seus dentes tem manchas de café e você não para de tomar café, nenhum tratamento dará conta do recado!

É importante mudar seus hábitos para atingir o resultado desejado.

Agora que você já sabe que o branqueamento dentário não é simples, mas pode ser feito sem maiores problemas! Converse com seu dentista e tenha certeza de encontrar o melhor caminho para você.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.