PACIENTES

Detalhes da placa de clareamento e suas funções

Detalhes da placa de clareamento e suas funções

Usada na versão caseira do procedimento, a placa de clareamento é um acessório indispensável nesses casos

O clareamento dental  a laser é um dos procedimentos mais procurados por quem deseja um sorriso mais branco. Porém, esse tipo de tratamento feito no consultório do dentista pode causar sensibilidade. Nesses casos, o melhor é optar pelo clareamento caseiro, utilizando gel clareador e uma placa de clareamento.

A técnica do clareamento dental visa eliminar as manchas que aparecem nos dentes durante o decorrer da vida, agravadas pela ingestão de substâncias muito pigmentadas. Outros fatores, como a idade ou até certa predisposição genética, também possibilitam o aparecimento de dentes amarelados. A placa de clareamento é um dos acessórios que facilita o procedimento.

Placa de clareamento é um molde de silicone que, agindo em conjunto com o gel clareador, atua no procedimento do clareamento dental caseiro. O molde é feito pelo profissional da área da odontologia, sob medida para cada paciente.

A placa de clareamento possibilita que o procedimento seja realizado onde e quando o paciente quiser.

O gel utilizado nesse tipo de clareamento, conhecido como clareamento caseiro, é enriquecido com peróxido de hidrogênio ou o peróxido de carbamida. Esses ativos agem nos dentes, embranquecendo seu esmalte.

Funcionamento da placa de clareamento

O gel preenche internamente a placa para clareamento e é aplicado pelo próprio paciente, em casa. O tratamento dura cerca de uma hora por dia, durante duas semanas ou mais.

Após esse período, o paciente deve voltar ao consultório odontológico para acompanhamento do profissional. Então, o profissional dirá se o tratamento deve ter continuidade ou não.

O tempo de duração vai depender do andamento do procedimento. Uma vez que o clareamento pode não ter a mesma eficiência para todos.

O tempo de exposição do clareamento dental caseiro é maior do que o tempo de exposição do clareamento dental à laser, realizado no consultório. Por isso, o gel utilizado é mais fraco e tem efeito mais lento.

Preço da placa de clareamento

O preço da placa de clareamento caseiro gira entre R$250,00 e R$350,00. Ela pode ser reutilizado caso a repetição do procedimento seja necessária.

Riscos da placa de clareamento

Gestantes devem evitar utilizar as placas de clareamento, pois ainda não foram descobertos os efeitos dos agentes químicos presentes no gel de clareamento nos fetos.

Além disso, pessoas com excesso de tártaro ou placa bacteriana nos dentes, problemas inflamatórios ou na gengiva, como sangramentos, também estão fora do grupo indicado ao uso da placa de clareamento dental.

A quantidade de gel utilizado no procedimento deve ser exata, pois gel em excesso pode gerar queimaduras e aumento na sensibilidade dos dentes.

É importante que a placa de clareamento caseiro seja feita e moldada junto à um médico dentista especializado na área. Isso porque, caso a placa não seja feita de acordo com as medidas do paciente, o tratamento pode não ter muita efetividade e até causar inflamações e queimaduras na gengiva.

A placa de clareamento, por ser de uso diário, deve ser higienizada constantemente, evitando o acúmulo de bactérias e outras sujeiras. E lembre-se sempre de manter a rotina de higiene bucal para evitar qualquer tipo de doença.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também