Detalhes da placa de clareamento e suas funções

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Usada na versão caseira do procedimento, a placa de clareamento é um acessório indispensável nesses casos

O clareamento dental  a laser é um dos procedimentos mais procurados por quem deseja um sorriso mais branco. Porém, esse tipo de tratamento feito no consultório do dentista pode causar sensibilidade. Nesses casos, o melhor é optar pelo clareamento caseiro, utilizando gel clareador e uma placa de clareamento.

A técnica do clareamento dental visa eliminar as manchas que aparecem nos dentes durante o decorrer da vida, agravadas pela ingestão de substâncias muito pigmentadas. Outros fatores, como a idade ou até certa predisposição genética, também possibilitam o aparecimento de dentes amarelados. A placa de clareamento é um dos acessórios que facilita o procedimento.

Placa de clareamento é um molde de silicone que, agindo em conjunto com o gel clareador, atua no procedimento do clareamento dental caseiro. O molde é feito pelo profissional da área da odontologia, sob medida para cada paciente.

A placa de clareamento possibilita que o procedimento seja realizado onde e quando o paciente quiser.

O gel utilizado nesse tipo de clareamento, conhecido como clareamento caseiro, é enriquecido com peróxido de hidrogênio ou o peróxido de carbamida. Esses ativos agem nos dentes, embranquecendo seu esmalte.

Funcionamento da placa de clareamento

O gel preenche internamente a placa para clareamento e é aplicado pelo próprio paciente, em casa. O tratamento dura cerca de uma hora por dia, durante duas semanas ou mais.

Após esse período, o paciente deve voltar ao consultório odontológico para acompanhamento do profissional. Então, o profissional dirá se o tratamento deve ter continuidade ou não.

O tempo de duração vai depender do andamento do procedimento. Uma vez que o clareamento pode não ter a mesma eficiência para todos.

O tempo de exposição do clareamento dental caseiro é maior do que o tempo de exposição do clareamento dental à laser, realizado no consultório. Por isso, o gel utilizado é mais fraco e tem efeito mais lento.

Preço da placa de clareamento

O preço da placa de clareamento caseiro gira entre R$250,00 e R$350,00. Ela pode ser reutilizado caso a repetição do procedimento seja necessária.

Riscos da placa de clareamento

Gestantes devem evitar utilizar as placas de clareamento, pois ainda não foram descobertos os efeitos dos agentes químicos presentes no gel de clareamento nos fetos.

Além disso, pessoas com excesso de tártaro ou placa bacteriana nos dentes, problemas inflamatórios ou na gengiva, como sangramentos, também estão fora do grupo indicado ao uso da placa de clareamento dental.

A quantidade de gel utilizado no procedimento deve ser exata, pois gel em excesso pode gerar queimaduras e aumento na sensibilidade dos dentes.

É importante que a placa de clareamento caseiro seja feita e moldada junto à um médico dentista especializado na área. Isso porque, caso a placa não seja feita de acordo com as medidas do paciente, o tratamento pode não ter muita efetividade e até causar inflamações e queimaduras na gengiva.

A placa de clareamento, por ser de uso diário, deve ser higienizada constantemente, evitando o acúmulo de bactérias e outras sujeiras. E lembre-se sempre de manter a rotina de higiene bucal para evitar qualquer tipo de doença.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.