Conheça a odontologia integrativa e seus benefícios

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda o conceito de odontologia integrativa e aplique no seu consultório

Já ouviu falar em odontologia integrativa? Este conceito propõe que o dentista observe de maneira mais profunda os sinais e problemas dos pacientes, com uma visão multidisciplinar.

Na odontologia integrativa, a ideia é que o profissional respeite as individualidades e necessidades de cada paciente. Dessa maneira, não se observa apenas os sintomas pontuais ou órgãos separadamente.

Odontologia integrativa é a inclusão de práticas integrativas e complementares à saúde bucal no dia a dia do dentista para tornar o atendimento odontológico mais humanizado.

Quando os procedimentos são realizados dessa forma, consequentemente a relação entre paciente e dentista melhora. Há mais confiança e troca de informações que propiciam o desenvolvimento da qualidade de vida.

Neste conceito, entende-se que qualquer desequilíbrio, seja emocional ou orgânico, pode gerar alterações em todos os sistemas do corpo humano. Portanto, impactando assim a saúde bucal dos pacientes.

Essa nova modalidade se expandiu e ganhou força após a aprovação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares pelo Ministério da Saúde, em maio de 2006.

Em junho de 2008, o Conselho Federal de Odontologia também regulamento 6 práticas integrativas: acupuntura, fitoterapia, hipnose, homeopatia, terapia floral e laserterapia. Liberando assim, dentistas para incluí-las em seu atendimento.

É importante ressaltar que para aplicar qualquer uma dessas técnicas na odontologia é necessário especialização e conhecimento das mesmas.

Atuação da Odontologia Integrativa

Para entender como funciona a odontologia integrativa, vamos pensar, por exemplo, em pacientes com problemas de má oclusão. Essa é uma das disfunções odontológicas mais comuns!

O encaixe imperfeito entre maxila e mandíbula pode gerar complicações respiratórios, incorreções na postura, impactos na posição da coluna vertebral, entre outros problemas físicas e emocionais.

Além disso, também podem impactar de maneira negativa a aprendizagem, concentração e autoestima de pacientes.

Portanto, o uso de aparelhos e os tratamentos proporcionados pela ortodontia terão consequências positivas, não só para a saúde bucal, mas como para todo o corpo e funcionamento orgânico do paciente.

A aplicação de um atendimento centrado no paciente requer multidisciplinaridade por parte do dentista.

Ou seja, é preciso se apoiar em mais de uma especialidade, como fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, terapias corporais e até mesmo a medicina.

E não é apenas na ortodontia que conseguimos aplicar a odontologia interativa. Diversos problemas bucais podem se manifestar em outras áreas do corpo ou ainda ter impactos psicológicos.

Usando as práticas interativas e complementares é possível inibir o crescimento de bactérias, fungos e ainda estimular o sistema imunológico para evitar sua proliferação.

Como resultado, prevenimos doenças periodontais e diminuímos risco de cáries. Além disso, aumentamos as chances de sucesso de implantes, enxertos ósseos, desintoxicação do mercúrio entre outros benefícios.

A cavidade bucal é umas das regiões mais sensíveis do nosso corpo e está sempre em contato com o meio externo. Ela manifesta doenças e até mesmo reflete períodos de instabilidade emocional. O bruxismo é um exemplo!

Por isso a visão integrada e a aplicação da odontologia interativa é tão importante nos atendimentos com o dentista. Se interessou? Busque orientação de outros profissionais para aplicar no seu consultório!

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.