Acupuntura pode auxiliar em tratamentos odontológicos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Acupuntura é uma técnica milenar chinesa

Desenvolvida originalmente na China, a acupuntura se tornou uma técnica utilizada em todos os cantos do mundo. A famosa aplicação de agulhas pelo corpo trabalha com estímulos externos nas regiões mais responsivas e sensíveis do nosso corpo.

Porém, você sabia que acupuntura pode fazer bem até mesmo para a sua boca?

Acupuntura é um tipo de terapia que visa promover a saúde do corpo por meio da aplicação de agulhas em pontos específicos. Além disso, essa técnica também se mostra útil como auxiliar aos tratamentos da saúde bucal.

Com o estímulo das terminações nervosas feito pela agulhas para acupuntura em contato com a pele, mensagens são enviadas para o cérebro.

A mensagem a ser enviada depende do ponto de estímulo. Desse modo, diferentes efeitos podem ser desencadeados pelo corpo, como ação analgésica, anti-inflamatória, relaxante muscular ou de diminuição de ansiedade.

Aplicações da acupuntura na odontologia

Em geral, a acupuntura na odontologia é utilizada como analgesia. Isso significa que o método ajuda a diminuir dores e sensibilidades durante um tratamento odontológico.

Desse modo, a técnica pode ser utilizada tanto antes quanto depois da realização desse tratamento:

Durante o pré-atendimento

Alguns pacientes ficam extremamente estressados ou ansiosos antes da realização de algum tratamento. Ainda, existem aqueles que desenvolveram grande medo de ir ao consultório do dentista.

Assim, a terapia com picada de agulhas colabora no relaxamento, possibilitando um tratamento mais tranquilo. Isso é essencial para diminuir as possibilidades de complicações no pós-operatório, por exemplo.

Durante o próprio tratamento

A terapia chinesa se mostra mais eficiente do que outros analgésicos em tratamentos de dentística, endodontia, periodontia e até mesmo cirurgias.

Durante o pós-operatório

O método auxilia no controle e na mediação da dor durante a recuperação dos tratamentos odontológicos, possibilitando maior sensação de conforto ao paciente.

Um exemplo de procedimento beneficiado é a extração dos dentes terceiros molares, também conhecidos como dentes do siso.

Além disso, ocorre a diminuição do uso de medicamentos após a realização da cirurgia.

Tratamento de suporte

A técnica também funciona como auxiliar nos tratamentos que visam resolver disfunções da articulação temporomandibular (DTM).

Além disso, pessoas com trismo, ou seja, dores mandibulares gerando dificuldades para abrir a boca, são beneficiadas.

Contudo, é importante ressaltar que o tratamento com picada de agulhas não serve como substituto aos tratamentos odontológicos, atuando apenas como um auxiliar e promovendo maior bem-estar para o paciente.

Entre outras aplicações da acupuntura na odontologia estão:

  • Auxiliar na mobilidade dentária;
  • Correção ortodôntica;
  • Aumentar a abertura bucal;
  • Tratamento de doenças periodontais;
  • Aliviar a dor em tratamentos de radioterapia na cabeça e no pescoço;
  • Auxiliar em casos de bruxismo.

Mercado de trabalho

O método ainda não é considerado uma especialidade na área da odontologia.

Porém, para o profissional que deseja utilizar a técnica em seu consultório, existem cursos específicos de analgesia por acupuntura.

Um risco relacionado a essa técnica nos consultórios odontológicos é o desenvolvimento de infecções pelo uso repetido de agulhas não esterilizadas.

Por isso, é de extrema importância que o profissional seja capacitado e entenda bastante sobre as particularidades da acupuntura antes de realizar o procedimento em seus pacientes.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.