Profissão de Odontolegista é cada vez mais procurada no Brasil

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra o que faz um odontolegista e como se especializar na área

Você certamente já leu ou ouviu falar sobre diversas especializações que os dentistas podem escolher para seguir suas carreiras. Mas você sabe o que faz um odontolegista?

A verdade é que apesar de não ser tão famosa, a profissão de odontolegista é uma das mais cobiçadas pelos odontólogos. Afinal, o que fazem esses profissionais?

Odontolegistas trabalham na identificação humana, tanologia forense, perícia em foro criminal, entre outras funções relacionadas a perícia odontológica. Para isso, é necessário que ele seja aprovado em um concurso público.

Além disso, o odontolegista também desempenha importante papel nas áreas civil, trabalhista e administrativa. Ele ainda pode atuar em ações de indenização em decorrência de erros praticados por outros cirurgiões odontológicos.

Com é a atuação na área?

Como já dissemos, a atuação de odontolegistas está relacionada principalmente a realização da perícia criminal odontológica.

Assim, é possível dizer que a maioria dos policiais trabalham em conjunto com a polícia científica, instituto de perícia e polícia civil.

Dessa forma, é possível que o perito odontológico assuma as seguintes funções:

  • identificação Odontolegal, utilizando tanto a documentação odontológica quanto documentos alternativos;
  • analisar irregularidades desempenhadas por outros odontologistas;
  • analisar lesões corporais causadas por agressões ou acidentes de trânsito.

Como ser um odontolegista?

Como em qualquer carreira, para conseguir uma especialização em odontolegista, é necessário muito estudo, dedicação e paciência.

Assim, é interessante que o profissional interessado participe de cursos sobre odontologia legal, além de estudar tanto a literatura nacional quanto internacional relacionada ao tema.

A área da saúde é bastante interdisciplinar. Logo, é interessante que o dentista também tenha conhecimentos sobre medicina legal, uma vez que esse tipo de conhecimento pode auxiliar na hora da perícia.

Recentemente o cargo de odontolegista foi reconhecido como o de perito oficial. Dessa forma, para poder desempenhar a função, o profissional deve ser aprovado em um concurso público.

Existem diversos concursos, uma vez que eles podem ser aplicados por diferentes instituições de perícia e polícia em todo o país.

Apesar de variar bastante entre si, geralmente a seleção é efetuada em quatro etapas principais:

  1. Prova objetiva;
  2. Prova discursiva;
  3. Avaliação de títulos;
  4. Curso de formação.

O curso de formação possui duração média de 3 meses e o profissional só pode exercer a profissão após completá-lo.

Importância da interdisciplinaridade nas áreas da saúde

O ideal é que não existam pré julgamentos na interdisciplinaridade. Os profissionais devem sempre manter um contato direto, para avaliar qual a melhor conduta a ser tomada em cada caso distinto.

É interessante dizer que deve haver muito respeito entre as áreas. Mas cada profissional deve opinar apenas em assuntos relacionados a sua atuação. Assim, ele intervém de acordo com o seu conhecimento e prestação de serviço.

Toda e qualquer informação que venha a acrescentar, complementar ou informar algo que possa alterar os parâmetros da situação deve ser trocada entre a equipe interdisciplinar.

Assim é possível garantir o sucesso dos procedimentos. Também são minimizados os riscos de alguma atividade que possa causar determinado quadro de patologia no paciente.

Dessa maneira, é bastante interessante que o odontolegista possua alguns conhecimentos extra odontológicos e mantenha uma relação interdisciplinar com profissionais de outras áreas da saúde.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.