Descubra o que faz um odontolegista e como se especializar na área
Você certamente já leu ou ouviu falar sobre diversas especializações que os dentistas podem escolher para seguir suas carreiras. Mas você sabe o que faz um odontolegista?
A verdade é que apesar de não ser tão famosa, a profissão de odontolegista é uma das mais cobiçadas pelos odontólogos. Afinal, o que fazem esses profissionais?
Odontolegistas trabalham na identificação humana, tanologia forense, perícia em foro criminal, entre outras funções relacionadas a perícia odontológica. Para isso, é necessário que ele seja aprovado em um concurso público.
Além disso, o odontolegista também desempenha importante papel nas áreas civil, trabalhista e administrativa. Ele ainda pode atuar em ações de indenização em decorrência de erros praticados por outros cirurgiões odontológicos.
Com é a atuação na área?
Como já dissemos, a atuação de odontolegistas está relacionada principalmente a realização da perícia criminal odontológica.
Assim, é possível dizer que a maioria dos policiais trabalham em conjunto com a polícia científica, instituto de perícia e polícia civil.
Dessa forma, é possível que o perito odontológico assuma as seguintes funções:
- identificação Odontolegal, utilizando tanto a documentação odontológica quanto documentos alternativos;
- analisar irregularidades desempenhadas por outros odontologistas;
- analisar lesões corporais causadas por agressões ou acidentes de trânsito.
Como ser um odontolegista?
Como em qualquer carreira, para conseguir uma especialização em odontolegista, é necessário muito estudo, dedicação e paciência.
Assim, é interessante que o profissional interessado participe de cursos sobre odontologia legal, além de estudar tanto a literatura nacional quanto internacional relacionada ao tema.
A área da saúde é bastante interdisciplinar. Logo, é interessante que o dentista também tenha conhecimentos sobre medicina legal, uma vez que esse tipo de conhecimento pode auxiliar na hora da perícia.
Recentemente o cargo de odontolegista foi reconhecido como o de perito oficial. Dessa forma, para poder desempenhar a função, o profissional deve ser aprovado em um concurso público.
Existem diversos concursos, uma vez que eles podem ser aplicados por diferentes instituições de perícia e polícia em todo o país.
Apesar de variar bastante entre si, geralmente a seleção é efetuada em quatro etapas principais:
- Prova objetiva;
- Prova discursiva;
- Avaliação de títulos;
- Curso de formação.
O curso de formação possui duração média de 3 meses e o profissional só pode exercer a profissão após completá-lo.
Importância da interdisciplinaridade nas áreas da saúde
O ideal é que não existam pré julgamentos na interdisciplinaridade. Os profissionais devem sempre manter um contato direto, para avaliar qual a melhor conduta a ser tomada em cada caso distinto.
É interessante dizer que deve haver muito respeito entre as áreas. Mas cada profissional deve opinar apenas em assuntos relacionados a sua atuação. Assim, ele intervém de acordo com o seu conhecimento e prestação de serviço.
Toda e qualquer informação que venha a acrescentar, complementar ou informar algo que possa alterar os parâmetros da situação deve ser trocada entre a equipe interdisciplinar.
Assim é possível garantir o sucesso dos procedimentos. Também são minimizados os riscos de alguma atividade que possa causar determinado quadro de patologia no paciente.
Dessa maneira, é bastante interessante que o odontolegista possua alguns conhecimentos extra odontológicos e mantenha uma relação interdisciplinar com profissionais de outras áreas da saúde.