Núcleo dental é importante em procedimentos com coroa

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda qual é o papel dessa estrutura na instalação de coroas protéticas

Para reabilitar dentes que estão muito destruídos ou com grandes perdas, os especialistas indicam a instalação de uma coroa protética. E, portanto, é necessária também a colocação de um núcleo dental.

Cárie e fraturas são as principais responsáveis pelos danos causados nos dentes. E após o tratamento das doenças bucais, o núcleo dental é instalado antes da coroa protética.

Núcleo dental é uma espécie de suporte, que segura e mantém a resistência à coroa de porcelana dentária.

Caso a coroa seja instalada sem o núcleo, pode ser que ela não aguente a pressão do ato mastigatório, se deteriorando com mais facilidade.

Sobre o Núcleo Dental

O núcleo com finalidade protética pode ser feito de diversos materiais.

A escolha do material a ser utilizado depende de alguns fatores, como a localização da prótese e a carga mastigatória que a coroa será submetida. Assim, ele pode ser feito de:

  • Metal;
  • Zircônia;
  • Fibra de vidro;
  • Fibra de carbono.

Quando feito a partir do metal, ele é considerado mais resistente e, consequentemente é colocado em áreas mais escondidas da arcada dentária.

Enquanto isso, a zircônia, por sem um material branco, com coloração semelhante a de nossos dentes, é aconselhada para órgãos dentários mais evidentes, por ser mais estética.

Enquanto isso, a coroa protética pode ser manufaturada a partir de dois materiais, sendo eles a resina e a porcelana. Diversos profissionais apontam que a porcelana é mais resistente e estética em relação à resina.

Outros Tipos de Prótese Sobre Implante

Além da prótese colocada sobre um núcleo metálico fundido, ainda existem outros tipos de prótese sobre implante, sendo as principais delas:

Próteses Cimentadas

As próteses cimentadas são similares às utilizadas em dentes naturais e se fixam aos implantes por meio de cimentos odontológicos.

Nessa situação, a fixação pode ser considerada permanente e a estrutura só deve ser removida em casos extremamente especiais.

A prótese cimentada normalmente é utilizada em casos de implantes unitários ou múltiplos.

Prótese Tipo Protocolo

Só quem usa uma dentadura inferior sabe o quanto é difícil a mesma se fixar e permanecer imóvel.

Ainda mais quando o paciente já perdeu os dentes há anos, quando o rebordo está bem fino e com pouca altura impossibilitando a estabilidade de uma prótese tipo dentadura.

As próteses sobre implantes tipo protocolo geralmente são indicadas para a arcada inferior, pois as dentaduras convencionais tendem a ser mais instáveis na mandíbula.

Normalmente, a mandíbula tem um osso mais compacto, possibilitando a instalação dos implantes e da prótese com carga imediata. Ou seja, imediatamente ou até 48 após a cirurgia, sem que o paciente precise ficar sem dentes.

Ela também pode ser feita na arcada superior.

É perfeitamente possível conceber uma prótese sobre implantes para ambas as arcadas.

Quanto Tempo Duram Implantes com Núcleo Dental?

As coroas de porcelana sobre implante possuem uma duração excelente. Isso porque são extremamente resistentes à mastigação e ao desgaste.

Como em toda prótese, é necessário realizar uma manutenção de 6 em 6 meses onde o dentista pode realizar uma limpeza e as condições da estrutura protética – que se for bem cuidada pode durar muitos anos.

Depois de instalada a prótese sobre implante, é necessário manter vários cuidados de higiene bucal, evitando possíveis problemas na gengiva.

O dentista irá aconselhar sobre o melhor tipo de escova dental. Além disso, ele deve explicar como realizar a higienização correta dos novos dentes.

Muitas vezes, é necessário reforçar a limpeza com um enxaguante de ação bactericida para evitar acúmulo de placa em sua prótese sobre implante.

Agora você já sabe pra que serve e qual a importância de um núcleo dental em um tratamento protético com coroa.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.