Prótese protocolo recupera funções e estética dental

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui os benefícios da prótese protocolo na odontologia

Com a intenção de recuperar as funcionalidades dos elementos bucais e garantir o sorriso, os profissionais da área da odontologia indicam a prótese protocolo.

Ela é ideal para os pacientes que perderam a maioria dos dentes. Assim, a prótese protocolo surge como uma alternativa de tratamento dentário.

Prótese protocolo é um tipo de prótese fixa. Ela é colocada de maneira firme na arcada dentária sobre os implantes dentários.

Neste artigo iremos entender mais sobre a prótese dentária tipo protocolo.

Como a prótese é colocada na boca?

Bom, como vimos, o protocolo dentário é colocada sobre os implantes dentários. Mas como é feito isso? Primeiro, o paciente passa por uma cirurgia para a colocação dos implantes.

Depois de 3 a 5 meses do procedimento cirúrgico, ocorre a fase de reabertura. Ela é necessária para a cicatrização óssea ao redor do implante. É após a cicatrização que a confecção da prótese é feita.

Normalmente, todo o processo dura de 4 a 6 sessões. O procedimento de colocação da prótese é simples. O profissional parafusa e fixa a prótese sobre os implantes dentários.

No entanto, é preciso lembrar que, para colocar a prótese dentária protocolo, o número de implantes deve ser:

  • Na arcada superior, devem ter, no mínimo, 4 implantes; e
  • Na arcada inferior, devem ter, no mínimo, 6 implantes.

Quais são as vantagens da prótese protocolo?

Entre os benefícios dessa prótese, encontramos a recuperação da função mastigatória. Isso porque o material, por ser fixo e resistente, garante a função oclusal e permite esse tipo de força.

Além disso, o protocolo sobre implante tem um aspecto muito natural. Ela é fixada de modo camuflado sobre os implantes. Assim, quase não dá para ver que o paciente fez um procedimento.

Também, a prótese tem peças muito parecidas com os dentes. Isso porque elas são feitas de cerâmica. E, ao redor dos dentes, a prótese tem um aspecto rosado que lembra a gengiva.

Além de tudo isso, o implante protocolo traz segurança, conforto e autoestima para o paciente. Isso porque as funções da cavidade bucal são recuperadas. E, a estética do sorriso fica harmoniosa e bonita.

Tipos de materiais da prótese protocolo

Na confecção da prótese dentária tipo protocolo, há  materiais específicos que são amplamente usados. Eles são:

  • Resina acrílica e composta sobre estrutura metálica: o primeiro é o uso da resina acrílica sobre uma estrutura metálica. Esse é o material mais tradicional e o mais barato. A maior vantagem desse material é que ele não causa impactos muito agressivos sobre o osso que sustenta os implantes. No entanto, é o material que mais amarela e desgasta. O segundo é o uso da resina composta sobre estrutura metálica. A durabilidade e estética desse material é uma das suas grandes vantagens. Além disso, o custo total é acessível.
  • Porcelana sobre estrutura metálica e sobre estrutura de zircônia: o primeiro é o uso da porcelana sobre estrutura em metal. A porcelana é utilizada nas construções dos dentes. Por isso, a estética fica mais harmônica e natural. Além disso, a durabilidade e resistência desse material são maiores do que o de acrílico. No entanto, os preços são mais caros. E, o paciente deve ter no mínimo 8 a 9 implantes. O ossos que sustenta os implantes deve ser resistente. O segundo é o uso da porcelana sobre estrutura de zircônia. É a técnica que traz a melhor estética e maior durabilidade.

Mas lembre: é preciso visitar e conversar com o profissional de confiança. Assim, você entende qual é o melhor material para a sua prótese protocolo.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.