Networking é importante para o crescimento profissional do dentista

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Para construir uma carreira de sucesso, certamente é preciso muito mais que uma boa técnica odontológica. É preciso que o profissional saia da sua zona de conforto, amplie seus horizontes e adquira cada vez mais conhecimento, seja participando de congressos, eventos, expondo seu portfólio ou cultivando boas relações de negócio, o chamado networking.

Esse último, em especial, pode trazer grandes oportunidades profissionais ao dentista, uma vez que, a partir de um bom networking, é possível conquistar maior poder de articulação nesse meio profissional, o que pode influenciar diretamente no sucesso da sua carreira.

Entende-se como networking o ato de construir uma rede de contatos profissionais, especialmente dentro de sua área ou áreas correlatas. Ou seja, trata-se do contato entre profissionais em diversos ambientes com algum interesse em comum, de forma que possam colaborar um com o outro.

Se interessou? Então, continue por aqui para entender qual a importância do networking na odontologia e quais benefícios uma boa rede de contatos profissionais pode oferecer para sua carreira.

Qual a importância do networking?

Embora já se fale sobre a necessidade da construção de uma boa rede de contatos profissionais há muito tempo, seja em qualquer área profissional e especialmente no mundo do empreendedorismo, o networking tem se transformado num ato de cada vez mais peso e importância.

Por exemplo, numa pesquisa realizada pela Risk Management, cerca de 50% dos entrevistados revelaram que pretendem encontrar sua próxima vaga no mercado de trabalho por meio de sua network.

Além de significar novas oportunidades, uma rede profissional bem estruturada também pode contribuir para a expansão do seu negócio, possibilitando a construção de grandes parcerias.

Sendo assim, é uma estratégia inteligente de crescimento que também possibilita a troca de experiências e conhecimento.

Não apenas isso, manter contato com as pessoas que compartilham as mesmas aspirações que você pode ajudar a ampliar suas perspectivas e conferir novas visões sobre os seus objetivos.

Vale lembrar que o networking profissional é uma via de mão dupla, isto é, do mesmo modo que outras pessoas podem contribuir para o seu crescimento e propiciar novas oportunidades em sua carreira, você também pode colaborar com o aprendizado de outras pessoas. Trata-se de um ganho mútuo.

No caso do dentista empreendedor, muitos podem ser os benefícios conquistados através de uma boa network e que podem contribuir para a gestão na odontologia.

O que fazer e o que não fazer para manter um bom networking?

Antes de mais nada, é preciso compreender o que de fato significa o networking.

Veja bem, não trata-se apenas de possuir vários números na sua agenda de contatos, é preciso cultivar essa rede. Ou seja, é necessário construir e realizar a manutenção dessas relações a longo prazo.

Mas você sabe como criar uma boa rede de contatos profissionais? A seguir, confira algumas das nossas dicas de networking:

O que fazer?

  1. Esteja sempre presente: mostre-se uma pessoa ativa em suas relações e mantenha o interesse na troca de experiências;
  2. Não esqueça dos mais antigos: um bom networking pode começar pelas pessoas que você já conhece, seja professores ou amigos mais antigos na área;
  3. Seja proativo: busque conhecer pessoas novas e pense em abordagens diferentes para falar com os possíveis contatos que você planeja ter;
  4. Não se prenda: sua rede de contatos profissionais não precisa ser unicamente dentro da área odontológica. Atravesse as barreiras e busque entender sobre outros assuntos;
  5. Tenha um cartão de visitas: um cartão de visitas é essencial para passar seus contatos de forma profissional;
  6. Use as redes sociais: especialmente as que oferecem um ambiente profissional, como o LinkedIn. Você pode procurar referências na área odontológica, como colegas de trabalho de diversas regiões. Esse também é um ótimo ambiente para o compartilhamento de oportunidades.
  7. Seja ativo em eventos: em congressos e palestras podem ampliar sua rede de contatos, já que você pode falar com outros profissionais e até mesmo com os palestrantes;
  8. Tenha paciência: criar uma rede de contatos pode levar um certo tempo, mas com paciência e esforço valerá a pena!

O que não fazer?

  1. Nunca procure seus contatos apenas quando há necessidade, mantenha os laços estreitos e cultive suas relações constantemente;
  2. Jamais tenha medo de pedir ajuda ou informações, pois a base do networking é justamente essa troca, caso contrário não faria sentido. Além disso, se o contato for realmente bom, com certeza ficará feliz em ajudar;
  3. Evite relacionamentos excessivamente “interesseiros” ou fingidos. Faça com que a relação entre sua rede seja realmente sincera e natural;
  4. Não se intimide com grandes nomes, pois dessa forma você pode perder grandes oportunidades.

Quais são os benefícios da rede de contatos na odontologia?

Ainda não compreendeu os benefícios do networking na área odontológica? Calma, nós iremos explicar!

Uma das maiores vantagens do networking para dentistas são as indicações. Por exemplo, algum contato profissional pode indicar o seu consultório para realizar algum tratamento no qual ele não é especialista.

Da mesma maneira, ter em sua lista de contatos alguns profissionais que você confia no trabalho pode possibilitar indicações para o seus pacientes, quando este mesmo trabalho não pode ser feito por você.

Veja a seguir quais são os outros benefícios possíveis:

  • Auxílio para ser uma referência no seu nicho;
  • Aumenta as chances de recolocação profissional;
  • Aprender e se informar a fim de tornar o seu consultório mais competitivo;
  • Propagação do seu nome e da sua marca na área odontológica;
  • Criação de parcerias.

Além dos benefícios profissionais, estreitar laços também pode possuir vantagens pessoais, uma vez que é possível conquistar grandes amizades nesse processo.

Você também descobrirá que a troca de informações e aprendizado, e até um bom bate papo, também trazem proveitos emocionais e exercita a mente.

Vale lembrar que não há uma única fórmula para realizar um bom networking. Na verdade, há várias formas para isso e é preciso ficar atento a elas para que seja possível usufruir de todas as oportunidades para o seu empreendimento e para sua carreira.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.