Empreendedorismo e mercado odontológico: qual a relação?

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Empreender também faz parte do ramo odontológico. Afinal, o consultório e a clínica nada mais são do que empresas

Ao terminar a faculdade em odontologia, muitos profissionais sonham em abrir seu próprio consultório odontológico. No entanto, alguns acabam esquecendo de um pilar crucial para o sucesso do negócio: o empreendedorismo.

Sem o empreendedorismo é comum que o consultório odontológico não alcance seus objetivos, podendo vir à falência.

O empreendedorismo é a iniciativa de implementar novos negócios. E embora seja recorrentemente utilizado em âmbito empresarial, ele é de extrema importância para os profissionais da odontologia. Afinal, o consultório e a clínica nada mais são do que empresas.

Importância do Empreendedorismo

União entre empreendedorismo e odontologia

O mercado de trabalho em odontologia está cada vez mais disputado. Mas isso não significa que não existem oportunidades para que os profissionais abram seus próprios consultórios e façam deles um sucesso. Para isso, a união entre empreendedorismo e odontologia é necessária.

Os principais objetivos do empreendedorismo no ramo odontológico são:

  • Montar um consultório odontológico próprio para o profissional;
  • Alcançar novos pacientes;
  • Oferecer atendimentos de qualidade;
  • Cuidar da gestão do negócio.

Há algumas características cruciais para o dentista empreendedor, como o dinamismo, a organização e a atualização tecnológica em seus atendimentos.

Sem essas características, o profissional é facilmente deixado para trás por seus concorrentes, não conseguindo alcançar a popularidade desejada no mercado de trabalho.

Como empreender em odontologia?

Marketing odontológico é uma maneira de empreender

Existem algumas boas dicas para os profissionais que pretendem colocar em prática o empreendedorismo na odontologia.

Invista em capacitação

Não é raro que alguns dentistas encontrem dificuldades para gerir seu negócio, já que não entendem muito sobre administração de empresas. Por isso, vale a pena investir em um curso de capacitação.

Desse modo, além de oferecer um bom atendimento aos pacientes, o profissional será expert na hora de cuidar dos negócios.

Invista em novas tecnologias

Atualmente, a tecnologia trouxe diversas inovações para o ramo odontológico. Para se destacar, é muito importante que o profissional esteja ciente e saiba como utilizar todas elas durante seus atendimentos.

Invista em marketing odontológico

O marketing odontológico é essencial para manter a imagem do dentista e do consultório moderna e popular.

Esse tipo de marketing consiste em uma estratégia empresarial e tem como objetivo o aumento dos lucros e a atração de mais clientes.

Seus objetivos são:

  • Entender como o público-alvo se comporta;
  • Criar estratégias para aumentas a aproximação com o público;
  • Fidelizar os clientes.

Invista em atendimento humanizado

Atenção, respeito e empatia. Esses são os pilares cruciais para o atendimento humanizado, campo que vem crescendo em todas as áreas da saúde. Isso porque os pacientes estão cada vez mais exigentes quando falamos de qualidade de atendimento.

E ninguém gosta de passar por um procedimento descuidado e desconfortável, não é mesmo?

Tenha cuidado ao escolher sua equipe

O dentista precisa ter pleno conhecimento sobre as pessoas que estão trabalhando ao seu lado.

Opte por profissionais habilidosos e cuidadosos, escolhidos por meio de bons métodos de seleção.

Evite contratar muitos especialistas logo no início dos trabalhos. Uma equipe enxuta e eficiente é o ideal para um consultório odontológico ainda em crescimento.

Foque em um público-alvo

Crianças? Idosos? Jovens? O ramo de consultórios odontológicos especializados em atender apenas um público vem crescendo nos últimos anos.

Assim, o profissional pode focar seus atendimentos e suas estratégias de marketing diretamente nesse nicho, oferecendo um atendimento de maior qualidade e alcançando um maior número de pacientes.

Tenha planejamento

O planejamento é essencial para o sucesso de um empreendimento. Ele está presente na parte financeira e na comercial do negócio.

Por essa razão, é fundamental que o dentista que pretende abrir seu consultório odontológico tenha em mente todos os custos necessários.

Esses custos não envolvem apenas a compra ou o aluguel do imóvel, mas também as reformas e os gastos com equipamentos e com documentações.

Fora isso, o dentista não pode deixar de lado a construção de um bom relacionamento com o público, fidelizando seus pacientes.

Portanto, não tenha pressa. O empreendedorismo possibilita efeitos positivos a longo prazo, trazendo sucesso para o dentista e seu consultório.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

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