Cartão de visita: é importante que os dentistas tenham um?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Divulgando seu trabalho, o cartão de visitas é uma boa dica para estabelecer contatos importantes

O networking na área de odontologia é algo muito importante e benéfico. Por isso, ter seu cartão de visita em mãos (no momento certo!) pode abrir muitas portas.

Além disso, manter contato direto com seus pacientes e estabelecer um relacionamento com eles, é um diferencial. No seu cartão de visita você pode disponibilizar as informações necessárias para isso.

Um cartão de visita é, normalmente, um pequeno cartão onde todos os seus dados de contato estão disponíveis.

Além disso, qualquer outra informação como o nome e logo da empresa, também podem estar presentes, servindo como uma forma de divulgação.

Para Que Serve um Cartão de Visita?

Antes de saber como criar um cartão de visita, é importante entender que ele existe não simplesmente para dizer que tem, mas sim por suas utilidades muito importantes e que fazem bastante diferença em certas situações.

Os principais uso dele são para:

  • Apresentação
  • Entregar em conversas informais
  • Estabelecer contato com outros profissionais

Porém, é preciso entender como exatamente a entrega do cartão deve ser feita em cada uma dessas ocasiões, para não criar um clima estranho. Quer entender melhor sobre isso? Então continue lendo!

Apresentação

Essa é a opção mais natural, mesmo que seja um pouco formal. É nesse momento que  você se apresentará como profissional e demonstrará que se preocupa em se posicionar.

Por isso, é importante que ele seja bem feito e informativo, contendo seu telefone, e-mail, endereço da clínica/consultório e especialização (se tiver).

Ser bem feito, não necessariamente significa ser algo luxuoso. Bem organizado e contendo tudo que for necessário, é o suficiente.

Entrega em Conversas Informais

Essa parte é fundamental! Não é o mais adequado sair distribuindo seu cartão para qualquer um a qualquer hora.

A chance da pessoa acabar jogando fora ou esquecendo na primeira oportunidade, é bem grande. Ou seja, perda de tempo e também dinheiro.

Porém, conversas informais com alguém que demonstrou interesse em você e em seu trabalho são o momento ideal para você entregá-lo e explicar um pouco melhor sobre o trabalho que faz.

Contato Com Outros Profissionais

É muito comum que profissionais da odontologia estejam sempre participando de congressos, seminários, fazendo certos cursos.

Dessa forma, como esse é um ambiente muito propício ao networking, carregar um cartão de visitas pode ser essencial para estabelecer esse contato.

Além de tudo, isso passa também uma boa impressão para outros colegas de trabalho e profissionais da área, podendo até mesmo ganhar elogios e indicações.

Como Criar um Cartão de Visita?

Bom, a importância do cartão de visitas para dentistas já ficou clara, né? Mas você deve estar se questionando então como exatamente criar um? Nós te explicamos!

Normalmente, nos cartões em geral, são 3 os elementos principais:

  1. Um logotipo
  2. Cores do cartão
  3. Tipografia, ou seja, quais letras serão usadas

É comum que alguns cirurgiões-dentistas gostem que o símbolo da profissão esteja no cartão, juntamente com o logo de sua empresa.

É válido, porém, é importante lembrar-se sempre que, o excesso de informações pode deixar o cartão um pouco poluído e não tão atraente para quem irá recebê-lo.

Outra questão é, se você já tem um logotipo colorido, o mais adequado é manter as mesmas cores de tipografia do logo no conteúdo do cartão, deixando uma aparência mais harmônica.

Cores mais claras e suaves são as mais utilizadas. E você sabia que existem significados por trás das cores? Pois bem, vamos conhecê-los.

Cores

  • Branco: paz, pureza e higiene;
  • Preto: não é muito escolhido nesse tipo de card, uma vez que remete ao luto. Porém, se souber sem bem aplicado, traz elegância;
  • Verde: ecologia, crescimento e abundância;
  • Azul: equilíbrio, confiança e tradição;
  • Vermelho: emoção, paixão e atenção;
  • Laranja: calor, proximidade e receptividade;
  • Amarelo: luz, otimismo e valor, quando associado ao dourado;

As letras, assim como já explicamos, também fazem parte de uma boa aparência clean e organizada. Por isso, temos também dicas para elas.

Tipografia

  1. Atente-se às letras mais grossas e em negrito, elas costumam retratar solidez;
  2. Letras mais finas tem um desenho mais delicado, passando precisão e cuidado;
  3. Já as em itálico, inclinadas, passam a ideia de movimento e velocidade;
  4. Letras com serifas, remetem à história romana clássica, seu conhecimento e tradição;

Independentemente de quaisquer dicas aqui, é importante sempre ser criativo e escolher algo que te represente e seja um pedacinho da sua identidade naquele papel.

Criando um Cartão de Visita de Odontologia

Existem muitos modelos de cartão de visita para dentista online. Essa pode ser uma boa dica para você que não sabe nem por onde começar a ter ideias.

Porém, existem sim, dentro desses modelos, algumas recomendações técnicas que fazem com que tudo fique mais alinhado e uniforme.

O formato mais comum, por exemplo, é o de 9 cm x 5 cm. Entretanto, nada impede que outro tamanho e forma sejam escolhidos.

Só não é recomendado o exagero e que cartões muito grandes sejam feitos. A dificuldade da pessoa em guardá-lo pode fazer com que acabe se perdendo por aí.

O tipo de papel utilizado pelos dentistas costuma ser chamado de couché fosco. Ele traz um ar mais sofisticado para o cartão.

Os papéis com brilho remetem a algo mais popular. Porém, novamente, fica a critério do profissional que o está confeccionando.

Normalmente, o material também tem uma gramatura rígida. Ou seja, é mais grossinho e traz uma boa firmeza, evitando, por exemplo, que rasgue.

Cantos arredondados ou não, laminação fosca, acabamentos em verniz e outros pequenos detalhes também podem ser discutidos. O importante mesmo é ter um cartão de visita sempre com você!

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!