Músculo levantador do ângulo da boca: conheça tudo sobre

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui qual a função do músculo levantador do ângulo da boca e a sua importância para a fonética

O nosso corpo apresenta diversos músculos responsáveis por certas movimentações. Você conhece o músculo levantador do ângulo da boca, por exemplo? Ele é um dos músculos faciais.

Além disso, ele é essencial para toda a movimentação mímica do nosso rosto. O músculo levantador do ângulo da boca nos permite sorrir, ter cara de surpresa e falar.

O músculo levantador do ângulo da boca é um músculo da face responsável pelo movimento e postura dos lábios.

Se você ficou interessado pelo assunto, fique ligado neste artigo! Vamos tirar todas as suas dúvidas e mostrar curiosidades sobre o músculo levantador do ângulo da boca.

Características do Músculo Levantador do Ângulo da Boca

Quando falamos sobre os músculos da mímica, devemos lembrar que cada um deles têm características individuais. Ou seja, cada músculo tem propriedades que o torna peculiar em comparação com os outros.

Com o músculo do ângulo da boca não poderia ser diferente. Por isso, vamos conhecer sobre as principais características desse músculo da mímica.

A primeira informação que devemos saber é que esse músculo tem origem na fossa canina, localizada na maxila. Curiosidade: a maxila é um osso pneumático da face, marcado por ser plano e irregular.

A inserção do músculo é o ângulo da boca. Além disso, também tem inserção no lábio superior e está interligado com outros músculos faciais da boca.

Quando falamos sobre a inervação do músculo, precisamos saber que ela é realizada pelos ramos dos nervos faciais.

E, qual a função principal deste músculo? Bom, a resposta é simples: este músculo é responsável por elevar o ângulo da boca, além de conseguir acentuar o sulco nasolabial.

Dessa forma, é a partir da movimentação deste músculo, que conseguimos sorrir e mostrar os dentes da boca. E, consequentemente, é com a ajuda deste músculo levantador que podemos falar.

Isso porque o músculo é responsável por alguns movimentos que promovem a fonética. E, por último, o músculo também é responsável por ajudar nos movimentos mastigatórios.

Conhecendo Mais Sobre Outros Músculos Faciais

Os músculos da face são divididos em grupos a partir da localização. Dessa forma, podemos encontrar músculos nos seguintes locais:

  • Couro cabeludo;
  • Pálpebras;
  • Nariz;
  • Orelha; e
  • Boca.

Como já vimos, o músculo do ângulo da boca está no grupo dos músculos da boca. Afinal, ele é um grupo amplo que apresenta cada músculo com caraterísticas e funções específicas.

E agora, você conhece outros músculos faciais da boca? Se a resposta for não, pode ficar tranquilo!

Vamos conferir quais são eles:

  • Músculo levantador do lábio superior;
  • Levantador do lábio superior e asa do nariz;
  • Zigomático maior;
  • Zigomático menor;
  • Risório;
  • Depressor do lábio inferior;
  • Depressor do ângulo da boca;
  • Mentoniano;
  • Transverso do mento;
  • Orbicular da boca; e
  • Bucinador.

Agora, você já sabe tudo sobre os músculos da boca, como o músculo levantador do ângulo da boca! Lembre-se que esse conhecimento é indispensável na formação profissional de dentistas e outros profissionais da saúde.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.