Fonética está completamente relacionada com a odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Diversos problemas bucais afetam a emissão de sons

Uma das principais funções da boca, além da mastigação, é a fala. Por isso, a fonética está diretamente relacionada com a qualidade da nossa cavidade oral.

Neste artigo você irá conhecer melhor a relação da odontologia com a fonética.

Fonética é a área que estuda a produção dos sons emitidos pelos seres humanos.

Um dos seus principais ramos é a fonética articulatória. Essa área é responsável por estudar os sons utilizados na linguagem humana, analisando principalmente os aspectos da fisiologia e da articulação da fala.

Relação entre fonética e odontologia

Muitas pessoas desconhecem a relação entre fonética e odontologia. No entanto, a verdade é que essas duas áreas caminham de mãos dadas. Isso porque a emissão de sons passa pela estrutura oral.

Desse modo, disfunções ou problemas nos órgãos do aparelho fonador, como os lábios e a língua, resultam em alterações na fala produzida pela estrutura fonética.

Algumas das situações que unem a fala e odontologia e que podem causar variação fonética são:

Anquiloglossia

É o nome que recebe a popular “língua presa”. Essa condição consiste em uma alteração fonoarticulatória que prejudica a fala.

Quando a membrana que fica embaixo da língua, denominada freio lingual, é menor que o normal, a língua fica com seus movimentos reduzidos. Assim, ela não consegue se mover livremente, o que prejudica o som das palavras.

É comum que pessoas com língua presa apresentem dificuldades em falar algumas palavras, principalmente se tiverem as letras R, L, S, J e Z, por exemplo.

Colocação de próteses dentárias

A colocação de uma prótese dentária pode mudar toda a relação de uma pessoa com a cavidade oral e suas diversas funções, incluindo a mastigação e a fala.

Cirurgias ortognáticas

Cirurgias ortognáticas têm como principal função a correção de deformidades nos ossos da face.

Após a realização dessa cirurgia o paciente precisará se readaptar aos novos movimentos do rosto. Consequentemente, essa adaptação também se estende às funções da cavidade oral, como a fala e a mastigação.

Colocação de aparelhos ortodônticos

Aparelhos ortodônticos são úteis para a correção de dentes desalinhados ou mal posicionados. Essa intervenção é muito comum entre os tratamentos odontológicos.

Contudo, o uso dessa ferramente exige uma adaptação do paciente, podendo apresentar dificuldades durante as atividades básicas da cavidade oral.

Diferentes tipos de mordida

Entre os diferentes tipos de mordida existentes, podemos citar a mordida cruzada e a mordida aberta.

As consequências de cada tipo de mordida variam de paciente para paciente, mas estão geralmente relacionadas a problemas na mastigação, na fala e até mesmo nos desgaste dos dentes.

Má oclusão dentária

Oclusão dentária é o nome utilizado para se referir ao contato entre a parte superior e inferior da arcada dentária. Normalmente, os dentes superiores são maiores que os inferiores, o que proporciona o encaixe ideal. Qualquer tipo de alteração nessa ordem é chamada de má oclusão.

Uma oclusão dentária inadequada prejudica o funcionamento de determinadas atividades da cavidade oral, como a fala.

Para corrigir problemas relacionados à fonética, é ideal a parceria entre profissionais da odontologia e da fonoaudiologia. As técnicas do fonoaudiólogo visam propiciar a reabilitação completa do paciente.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.