Ângulo nasolabial pode aumentar após tratamentos ortodônticos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Tratamentos ortodônticos podem impactar no ângulo nasolabial

Muitas pessoas buscam uma mudança a estética facial, e dependendo do caso fazem rinoplastia para alterar o ângulo nasolabial.

Entretanto, alguns tratamentos odontológicos, como a extração dentária podem alterar o ângulo nasolabial.

Ângulo nasolabial é o ângulo criado pela junção da extremidade inferior do nariz com o filtro labial, que é o espaço entre o nariz e o lábio superior.

Ele é um elemento importante para a simetria facial, e alguns tratamentos ortodônticos podem alterá-lo.

De tal maneira, a odontologia está relacionada ao desenho do rosto dos pacientes.

Influencia da Ortodontia na Simetria Facial

Por possuir grande relevância para a harmonia do rosto e contar com uma parte da boca, tratamentos odontológicos podem acabar por remodelar o ângulo nasolabial.

Por exemplo, caso o paciente possua dentes incisivos superiores retraídos, o valor do ângulo será maior.

Contudo, não é apenas a retração dos incisivos que age sobre o valor. A inclinação do dente também é determinante para isso.

Veja a relação de outros tratamentos odontológicos com o ângulo nasolabial:

  • Extrações dentárias: Propiciam a retração dos incisivos superiores.
  • Extração de quatro pré-molares também possui influencia sobre o ângulo nasolabial. Mas realizar um estudo sobre a anatomia facial do paciente ajuda a evitar que o ângulo seja alterado.
  • Tratamento ortodôntico para cuidar da má-oclusão: A princípio a correção da má-oclusão dentária não aparenta ter impacto sobre o valor do ângulo.

Todavia, esses não são os únicos fatores que podem alterar o dígito, seja de forma direta ou não.

A espessura do lábio superior e o tamanho da inclinação do nariz também podem acarretar em alterações no valor.

Porém, essas alterações variam de pessoa em pessoa, e mesmo possuindo alguma das características acima citadas o valor do ângulo pode não permanecer igual.

Como Alterar o Ângulo Nasolabial?

A forma de mudar o ângulo nasolabial é por meio de uma rinoplastia.

Rinoplastia é uma cirurgia plástica no nariz, que serve para corrigi-lo esteticamente seja aumentando, diminuindo, deixando a ponta do nariz com maior evidência ou então diminuindo a giba óssea.

Existem duas formas de fazer a rinoplastia:

  • Rinoplastia aberta: os cortes são feitos na base do nariz, entre as narinas e dentro de cada narina.
  • Rinoplastia fechada: os cortes são feitos apenas dentro das narinas.

As características pós-operatórias apresentadas são iguais para os dois tipos de possibilidades da cirurgia. Confira abaixo:

  • Aparição de manchas roxas e inchaço perto dos olhos.
  • Uso de gesso sobre a região do osso do nariz, em média tirado após 7 dias.
  • Evitar o uso de óculos por um mês após a realização da cirurgia uma vez que o peso do óculos pode alterar a posição do nariz.
  • Evitar a exposição ao sol até que todas as manchas roxas sumam, usar chapéus e protetores solares para proteger.

É válido dizer que nem todos os casos precisam de um tampão nasal, mas caso seja preciso, o tempo máximo de utilização é de 48 horas.

Entretanto, já existem no mercado hoje tampões com furos para que o paciente consiga respirar.

Cuidados com o Ângulo Nasolabial

É válido sempre tomar alguns cuidados específicos na hora de diagnosticar algum caso ou então decidir um procedimento.

Portanto, não é diferente a relação de cuidado na análise do ângulo nasolabial para alcançar o melhor diagnóstico ortodôntico.

Nos casos de má-oclusão dentária, por exemplo, é necessário analisar o tecido mole facial do paciente mesmo que o tratamento não pareça ter risco de alterar o valor do ângulo.

De tal forma, após feita esta análise, o profissional usará isso como norte para saber quais as medidas que devem ser tomadas para corrigir o problema.

É importante levar em consideração também as diferentes características de cada paciente. Sendo assim, as análises faciais devem ser feitas separadamente.

Etnia e também o sexo de cada um são pontos que devem ser considerados antes de realizar tratamentos uma vez que o ângulo nasolabial de homens e mulheres é diferente e pode ser alterado com procedimentos ortodônticos.

Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.