DENTISTAS

Ângulo nasolabial pode aumentar após tratamentos ortodônticos

Ângulo nasolabial pode aumentar após tratamentos ortodônticos

Tratamentos ortodônticos podem impactar no ângulo nasolabial

Muitas pessoas buscam uma mudança a estética facial, e dependendo do caso fazem rinoplastia para alterar o ângulo nasolabial.

Entretanto, alguns tratamentos odontológicos, como a extração dentária podem alterar o ângulo nasolabial.

Ângulo nasolabial é o ângulo criado pela junção da extremidade inferior do nariz com o filtro labial, que é o espaço entre o nariz e o lábio superior.

Ele é um elemento importante para a simetria facial, e alguns tratamentos ortodônticos podem alterá-lo.

De tal maneira, a odontologia está relacionada ao desenho do rosto dos pacientes.

Influencia da Ortodontia na Simetria Facial

Por possuir grande relevância para a harmonia do rosto e contar com uma parte da boca, tratamentos odontológicos podem acabar por remodelar o ângulo nasolabial.

Por exemplo, caso o paciente possua dentes incisivos superiores retraídos, o valor do ângulo será maior.

Contudo, não é apenas a retração dos incisivos que age sobre o valor. A inclinação do dente também é determinante para isso.

Veja a relação de outros tratamentos odontológicos com o ângulo nasolabial:

  • Extrações dentárias: Propiciam a retração dos incisivos superiores.
  • Extração de quatro pré-molares também possui influencia sobre o ângulo nasolabial. Mas realizar um estudo sobre a anatomia facial do paciente ajuda a evitar que o ângulo seja alterado.
  • Tratamento ortodôntico para cuidar da má-oclusão: A princípio a correção da má-oclusão dentária não aparenta ter impacto sobre o valor do ângulo.

Todavia, esses não são os únicos fatores que podem alterar o dígito, seja de forma direta ou não.

A espessura do lábio superior e o tamanho da inclinação do nariz também podem acarretar em alterações no valor.

Porém, essas alterações variam de pessoa em pessoa, e mesmo possuindo alguma das características acima citadas o valor do ângulo pode não permanecer igual.

Como Alterar o Ângulo Nasolabial?

A forma de mudar o ângulo nasolabial é por meio de uma rinoplastia.

Rinoplastia é uma cirurgia plástica no nariz, que serve para corrigi-lo esteticamente seja aumentando, diminuindo, deixando a ponta do nariz com maior evidência ou então diminuindo a giba óssea.

Existem duas formas de fazer a rinoplastia:

  • Rinoplastia aberta: os cortes são feitos na base do nariz, entre as narinas e dentro de cada narina.
  • Rinoplastia fechada: os cortes são feitos apenas dentro das narinas.

As características pós-operatórias apresentadas são iguais para os dois tipos de possibilidades da cirurgia. Confira abaixo:

  • Aparição de manchas roxas e inchaço perto dos olhos.
  • Uso de gesso sobre a região do osso do nariz, em média tirado após 7 dias.
  • Evitar o uso de óculos por um mês após a realização da cirurgia uma vez que o peso do óculos pode alterar a posição do nariz.
  • Evitar a exposição ao sol até que todas as manchas roxas sumam, usar chapéus e protetores solares para proteger.

É válido dizer que nem todos os casos precisam de um tampão nasal, mas caso seja preciso, o tempo máximo de utilização é de 48 horas.

Entretanto, já existem no mercado hoje tampões com furos para que o paciente consiga respirar.

Cuidados com o Ângulo Nasolabial

É válido sempre tomar alguns cuidados específicos na hora de diagnosticar algum caso ou então decidir um procedimento.

Portanto, não é diferente a relação de cuidado na análise do ângulo nasolabial para alcançar o melhor diagnóstico ortodôntico.

Nos casos de má-oclusão dentária, por exemplo, é necessário analisar o tecido mole facial do paciente mesmo que o tratamento não pareça ter risco de alterar o valor do ângulo.

De tal forma, após feita esta análise, o profissional usará isso como norte para saber quais as medidas que devem ser tomadas para corrigir o problema.

É importante levar em consideração também as diferentes características de cada paciente. Sendo assim, as análises faciais devem ser feitas separadamente.

Etnia e também o sexo de cada um são pontos que devem ser considerados antes de realizar tratamentos uma vez que o ângulo nasolabial de homens e mulheres é diferente e pode ser alterado com procedimentos ortodônticos.

ACESSO RÁPIDO
    Valdir de Oliveira
    Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

    Leia também