Técnicas de estética facial na área de odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Veja como a estética facial pode ser ideal para você

Com o avanço das técnicas, a odontologia tem se tornado cada vez mais importante quando falamos em estética facial. O dentista é responsável por procedimentos que vão do alinhamento e clareamento dos dentes, até a redução de bochechas. Isso tudo é para deixar o seu rosto e sorriso mais harmônico.

É comum que as pessoas busquem um rosto cada vez mais jovem. Para alcançar esse objetivo, aliar diferentes técnicas de estética facial, incluindo as do âmbito odontológico, é essencial. Em conjunto com dermatologistas e cirurgiões plásticos, os dentistas também são responsáveis pelo rejuvenescimento facial.

Tratamentos de estética facial são processos e técnicas a qual nos submetemos para parecermos mais bonitos, jovens e saudáveis. Os tratamentos estéticos podem ser corporais ou faciais. Os procedimentos de estética facial dental são os tipos mais procurados, principalmente os que combatem os sinais do envelhecimento.

Tratamentos de estética facial na odontologia

  • Implantes dentários: é indicado para pacientes que perderam um ou mais dentes. A colocação de implantes é um procedimento em que o dente substituto – o implante -, tem o mesmo aspecto e funcionalidade de um dente natural. Assim, o resultado vai além deda estética e melhora a qualidade de vida do paciente.
  • Clareamento dental: indicado para pessoas que tem dentes amarelados ou manchados. Existem duas técnicas de clareamento mais comuns usadas no mercado: o clareamento a laser, feito do consultório e geralmente com resultados mais rápidos. E o clareamento caseiro, feito com um gel específico na casa do paciente. Esse procedimento deixa o sorriso natural e, por isso, o paciente fica com uma aparência mais jovem.
  • Tratamentos ortodônticos: esta técnica corrige e alinha os dentes. A tecnologia desses procedimentos avançou bastante e atende também às demandas de adultos que não querem sair por aí com o tradicional aparelho fixo.

Existem hoje aparelhos em que as peças são coladas na face interna dos dentes como o aparelho lingual, aparelhos em que os bráquetes são transparentes, conhecido como aparelho estético. Além disso, há aparelhos que são invisíveis e removíveis: o famoso alinhador invisível.

  • Correção do sorriso ou botox: dentistas são profissionais autorizados a utilizar a toxina botulínica, mais tradicionalmente conhecido como botox. O uso dessa substância corrige sorrisos tortos ou ainda o chamado sorriso gengival, quando a gengiva fica muito exposta ao sorrir. Além da toxina botulínica, o odontologista também está autorizado a realizar tratamentos com outras substâncias de preenchimento facial, como o ácido hialurônico.
  • Bichectomia: mais uma das técnicas para a harmonização do rosto. Também conhecida como redução de bochechas, a bichectomia é um procedimento cirúrgico que remove o excesso de gordura das bochechas. Assim, quando aumentada, essa gordura pode alterar o formato do rosto, deixando-o arredondado.
  • Facetas dentárias ou lentes: esse procedimento é indicado para modificar o tamanho dos dentes, esconder trincas ou um sorriso amarelado. As facetas ou lentes de contato são dispositivos em resina ou porcelana que ficam colados aos dentes.

Como escolher um profissional para o procedimento?

Como vimos, a odontologia pode e contribui bastante para a harmonização do rosto e estética facial. Por isso, é importante ressaltar que, para realizar qualquer um desses procedimentos, é preciso escolher um profissional qualificado e com referências na área.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.