Mulheres na odontologia: confira as áreas de atuação

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como as mulheres na odontologia atuam na área

Durante muitos anos, os anos eram grande maioria na área da odontologia. No entanto, com as mudanças sociais, cresceu o número de mulheres na odontologia. Elas passaram  a dominar uma grande parcela do mercado.

Em 2018, o Conselho Federal de Odontologia divulgou que na área odontológica há 484.450 profissionais inscritos. Os profissionais masculinos correspondem a 147.114 ou 30,4%. Mas e as mulheres na odontologia?

As mulheres na odontologia somam um total de 337.336 profissionais. Desse modo, com um total de 484.450 profissionais inscritos no Conselho Federal de Odontologia, as mulheres já representam 69,6%.

Qual a atuação das mulheres como dentistas?

A mulher na odontologia atua em todas as áreas de trabalho. Por isso, a participação da mulher na odontologia ocorre como:

  • Dentista de clínica geral: a profissional faz cuidados básicos com a higiene oral, como limpezas, restaurações, extração de dentes e a colocação de próteses;
  • Especialista em dentística: a dentista restabelece a forma e a função do dente a partir de clareamentos e correções estéticas;
  • Cirurgiã-dentista especializada em estomatologia: a profissional trata de doenças na cavidade oral, como as DSTs;
  • Endodontista: a profissional foca em doenças na raiz e polpa dos dentes;
  • Dentista especializada em implantodontia: profissional que cuida das cirurgias de implantes;
  • Dentista especializada em prótese dentária: quando formada, trabalha com a produção e criação de próteses para substituição de dentes danificados;
  • Ortodontista: a dentista usa aparelhos para correção da posição dos dentes, e também de problemas de crescimento;
  • Periodontista: trabalha com gengiva e ossos da boca;
  • Dentista especialista em traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial: foca com o diagnóstico e tratamento de traumas na boca e na face por meio de cirurgias;
  • Dentista especialista em odontogeriatria: trabalha com tratamento para idosos;
  • Odontopediatra: trabalha com os tratamentos para crianças;
  • Odontologista em saúde coletiva: a profissional monta e organiza programas de assistência odontológica;
  • Odontologista do trabalho: seu foco são as doenças relacionados ao trabalho;
  • Odontologista legal: dentista especializada na identificação de cadáveres pela arcada dentária. Além disso, ela emite laudos técnicos;
  • Radiologista: profissional que fornece diagnóstico de doenças da cavidade bucal ou face através de radiografias.

Além dessas áreas, a profissional ainda pode atuar na área acadêmica ou como empreendedora.

Datas importantes para Mulheres na Odontologia

As profissionais da odontologia comemoram datas importantes durante o ano.

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, marca as lutas e conquistas femininas em todos os setores, inclusive no mercado de trabalho odontológico.

Além disso, as dentistas também comemoram o Dia do Dentista, que é uma data comemorativa para os profissionais da área. No Brasil, a marca é comemorada no dia 25 de outubro.

Tem como objetivo divulgar a conscientização da importância da higiene oral para a saúde. Mas, também, o dia do dentista no Brasil foi escolhido para celebrar a criação dos cursos no país.

Mas, e globalmente? O dia mundial do dentista é comemorado em 3 de outubro. Isso porque o primeiro curso de graduação foi criada nessa mesma data, no ano de 1840. Isso ocorreu em Baltimore, nos Estados Unidos.

Agora que você já conhece sobre as atuações das mulheres na odontologia, que tal marcar uma consulta com a dentista de confiança e apoiar o trabalho dela?

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!