DENTISTAS

Mock-up odontológico beneficia dentistas e pacientes

Mock-up odontológico beneficia dentistas e pacientes

Entenda a importância dessas maquetes nos consultórios odontológicos

Diversos pacientes não tem noção do que seja um mock-up. Esse é mais um dos diversos termos específicos utilizados  pelos profissionais da área da odontologia.

Em uma tradução livre, o termo mock-up significa maquete ou modelo. Mas você sabe como esse termo é aplicado na odontologia?

A expressão mock up significa “ensaio restaurador intra-oral”. Ele permite que o paciente tenha uma prévia do resultado final de um tratamento dentário sem que nenhum desgaste no dente seja necessário.

O conceito é extremamente simples, e apesar de muitos pacientes não saberem o que é esse mecanismo, a maioria já utilizou um mock-up dental antes e durante algum tratamento dental.

Como funciona um mock-up?

O mock-up pode ser definido como o test drive da odontologia. Ele permite que o dentista e o paciente visualizem o possível tratamento a ser realizado, podendo assim obter um melhor planejamento de todo o processo.

Ele costuma ser bastante utilizada em tratamentos estéticos, como por exemplo a colocação de facetas de porcelana, lentes de contato e diversos outros procedimentos.

A técnica costuma ser extremamente eficaz. Apesar disso, o uso da maquete não garante um resultado 100% satisfatório, mas ajuda a aumentar a sua previsibilidade.

O objetivo principal é a melhora na comunicação e interação entre o profissional e seu paciente.

Quais são os benefícios do mock-up para a odontologia?

O ensaio restaurador intra-oral é um importante aliado do dentista para que ele consiga demonstrar ao seu paciente todos os benefícios que ele ganhará ao realizar o tratamento proposto.

Com ele, é possível exibir ao paciente possíveis alterações de formas e cores dos elementos dentários. Assim, essa técnica diminui a ansiedade dos pacientes em relação ao tratamento.

Ela ainda aumenta a confiança entre o dentista e o paciente. Além disso, o paciente pode mostrar para parentes ou amigos próximos como ficará o tratamento depois de finalizado.

Dessa forma, o paciente tem voz ativa durante o tratamento, podendo dar palpites e esclarecendo dúvidas sobre o procedimento.

Também possibilita ao dentista avaliar as demais referências estéticas presentes no rosto de seu paciente, como a linha média, linha interpupilar, linha alta do sorriso e a integração do posicionamento dentário com os lábios.

O mock-up odontológico também funciona como um orientador para a realização de plasticas gengivais, atuando inclusive como um guia cirúrgico.

Como o mock-up é confeccionado?

Primeiramente, é confeccionada uma moldagem inicial, onde é realizado o enceramento diagnóstico. Em seguida, esse enceramento será copiado e levado até a boca do paciente.

Ele pode ser confeccionado com a utilização de resina acrílica, mas a forma mais comum e prática é realizá-lo diretamente na boca de cada paciente, utilizando outro tipo de resina conhecida como bisacrílica.

Por meio desse modelo, o dentista pode confeccionar o mock-up, que é utilizado como matriz para receber a dentição provisória.

Agora você conhece um pouquinho mais sobre essa técnica bastante utilizada no meio odontológico. Mas vale lembrar, a decisão de utilizar o mock-up é sempre do dentista, e não do paciente.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também