Mês do dentista é marcado por diversas datas e comemorações

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Data especial para profissionais da odontologia tem relação com os primeiros cursos da área

Como se já não bastasse ter o seu próprio dia, os profissionais da odontologia também tem um mês só para eles. O mês do dentista é destinado a todos que exercem essa profissão!

Contudo, nem todos os pacientes e até mesmo profissionais sabem quando se comemora o mês do dentista. Você sabe qual é o mês do dentista e o motivo dessa classificação?

No Brasil, o mês do cirurgião-dentista é outubro! Isso porque esse mês carrega uma série de datas importantes para a odontologia, tanto no âmbito nacional, quanto no âmbito mundial.

O Dia Mundial do Dentista é comemorado em 03 de outubro. Essa data homenageia o primeiro curso de graduação odontológica, criado no ano de 1840.  Esse fato aconteceu em Baltimore, nos Estados Unidos da América.

Ainda no mês de outubro, ocorre a comemoração do dia nacional do cirurgião-dentista, no dia 25!

Agora que você já sabe, não precisa mais se perguntar qual o mês do dentista, certo? Que tal conhecer um pouco mais sobre as outras datas especiais que envolvem o mês do cirurgião-dentista?

O que se comemora no dia do cirurgião-dentista?

O dia 25 do mês de outubro é uma data muito especial para todos os profissionais da odontologia no Brasil.

Foi em 25 de outubro de 1884 que ocorreu a implementação do Decreto de Lei nº 9.311, que determinava a data como o dia nacional do dentista.

Isso porque essa é a data de criação dos primeiros cursos de Odontologia no território brasileiro. Inclusive, as graduações foram criadas primeiro nos Estados da Bahia e do Rio de Janeiro.

Um tempo depois, o Conselho Federal de Odontologia (CFO), renomeou a data e também oficializou o dia 25 de outubro como o dia do cirurgião-dentista!

Como posso me tornar um dentista?

Para se tornar um bom dentista, é preciso fazer um curso de graduação em odontologia! Nesse curso de graduação o estudante se torna especialista nos dentes, assim como da boca e dos ossos da face.

Desse modo, ele ainda aprende sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que possam afetas essas estruturas.

Além disso, o aluno também toma conhecimento sobre as intervenções estéticas que podem ser feitas por esses profissionais.

Em geral, um curso de odontologia dura 5 anos. A grande curricular conta com aulas práticas a partir do segundo ano de faculdade. Por isso, é importante que a faculdade seja presencial.

O aluno passa por um estágio obrigatório supervisionado e pela realização de um Trabalho de Conclusão de Curso para conseguir o diploma.

Mesmo que as matérias mudem de nome nas mais diferentes universidades, o currículo básico da graduação em odontologia é o mesmo. Como exemplo de disciplinas principais, podemos citar:

  • Anatomia;
  • Histologia;
  • Fisiologia;
  • Genética;
  • Epidemiologia;
  • Patologia;
  • Bioquímica;
  • Imunologia;
  • Farmacologia.

Uma boa dica para quem pretende ingressar em um curso odontológico, é conferir a existência de opção de matérias optativas ou interdisciplinares na graduação. Essa alternativa pode ser um diferencial na sua formação.

Qual é o preço de um curso em odontologia?

Em geral, a formação tende a ter custos altos em faculdades particulares devido à compra dos materiais exigidos pela graduação.

Por isso, aqueles que optarem por uma universidade particular, devem pesquisar a lista de materiais exigidos para calcular a média do preço final.

Quando falamos apenas do curso, a média de preço nas universidades é de R$1700. Entretanto, existem faculdades que oferecem bolsas. Ainda, os programas de financiamento podem facilitar o custo.

Agora que você já sabe qual é o mês do dentista e como fazer para se tornar um, que tal ingressar nos estudos?

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!