Lip balm hidrata, regenera e mantém a saúde dos lábios

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Conheça os benefícios do lip balm e cuide melhor da saúde de seus lábios

É inegável que os cuidados que tomamos com o nosso corpo refletem diretamente na nossa saúde. Nossos lábios, por exemplo, apesar de merecerem nossa atenção, são muitas vezes esquecidos. Assim, seja por causa do frio ou do calor, eles podem sofrer com ressecamentos e desidratação, necessitando dos cuidados de um bom lip balm.

É isso mesmo, os tempos modernos nos proporcionaram formas mais aperfeiçoadas e eficientes para cuidar do nosso corpo, e o lip balm é uma delas. Dessa forma, tornou-se possível proteger a pele sensível dos nossos lábios das agressões externas, além de mantê-los hidratados e saudáveis.

Lip balm ou bálsamo labial é um produto desenvolvido para hidratar e proteger os lábios das agressões externas nas quais ele é exposto diariamente. É composto de ingredientes hidratantes e vitaminas que têm a função de nutrir e regenerar a pelo dos lábios.

Se interessou? Então confira a seguir o que é lip balm e para que serve!

Qual é a Função do Lip Balm?

A pele dos nossos lábios é uma das mais sensíveis regiões do nosso corpo. Sujeita às agressões não apenas do frio, mas também do sol, do vento, do efeito abrasivo de pastas de dentes e até do acúmulo de toxinas da maquiagem.

Mas e a famosa manteiga de cacau? Ajuda? Por conta dessa sensibilidade, os lábios exigem atenção e cuidados um pouco mais efetivos, já comumente fornecidos pela popular manteiga de cacau.

E apesar de ser um excelente produto hidratante, a manteiga de cacau não supre todas as necessidades de cuidados que nossos lábios carecem. Mas por que?

A manteiga de cacau é uma ótima fonte hidratante, mas acaba aí.

E para resistir às agressões diárias as quais são expostos, nossos lábios necessitam, além da hidratação, de um suplemento de vitaminas, proteção contra raios UV e um amparo prolongado.

Assim, a função do lip balm é cuidar dessa pele sensível, aliando todos os elementos citados a um efeito regenerativo e antienvelhecimento

O produto também trata fissuras provocadas pelo ressecamento, aliviando a sensação de repuxamento e proporcionando viço e saúde aos lábios.

O bálsamo labial pode ser usado ainda antes da aplicação do batom ou sozinho.

Dispondo de inúmeros tipos e modelo no mercado, facilitando na escolha da opção que mais agrada cada tipo de usuário, sejam crianças, homens, mulheres ou idosos.

Além de seus inúmeros benefícios, o bálsamo pode auxiliar ainda no tratamento de algumas condições labiais, como a queilite angular, a estomatite e a herpes labial.

Quais os Tipos de Lip Balm Oferecidos no Mercado?

O mercado de cosméticos oferece, atualmente, uma ampla variedade dessas pomadas labiais, a fim de suprir a necessidade de cada usuário individualmente.

Assim, além de se diferenciarem pela fórmula, o lip balm pode se diferenciar pelo modelo. Vamos conhecer alguns deles? Veja a seguir quais são os tipos de lip balm oferecidos no mercado:

  1. Em bala
  2. Bisnaga
  3. Pomada
  4. Com sabor
  5. Sem sabor
  6. Com cor
  7. Sem cor

Em Bala

Pode ser considerado um dos modelos mais comuns atualmente.

Esse tipo possui aparência idêntica ao batom comum, possuindo a mesma praticidade de aplicação em qualquer momento do dia.

Em Bisnaga

Esse tipo possui uma consistência mais líquida que os demais, dispondo de um formato em “bisnaga”.

O usuário pressiona a embalagem do produto para ejetar pequenas quantidades, aplicando, em seguida, nos lábios.

Sua forma anatômica permite que a aplicação seja feita com o auxílio da própria embalagem, sendo considerado um modelo prático.

Em Pomada

A embalagem do modelo em pomada, normalmente, é um pequeno recipiente com tampa (como uma latinha).

Nesse caso, o usuário abre para encontrar o produto em formato de pomada, possuindo uma textura mais pegajosa que os demais.

A aplicação é realizada diretamente com os dedos, sendo o modelo menos prático, porém de maior potencial hidratante.

Com “Sabor”

É possível encontrar diversos lip balms que possuem sabores artificiais.

No entanto, ao contrário do que você pensou, esse modelo não foi feito para comer!

Trata-se apenas de uma aromatização e coloração que proporcionam ao produto cheiros e cores agradáveis, como de frutas. Pode ser encontrado nos modelos em bala, bisnaga e pomada.

Sem “Sabor”

Trata-se da variação do produto citado a cima.

Esse modelo pode ser uma ótima opção para pessoas intolerantes a cheiros fortes ou alérgicas, mantendo apenas o fator hidratante ao produto.

Também é encontrado nos modelos em bala, bisnaga e pomada.

Com Cor

O modelo com cor pode ser uma boa opção para, além de hidratar, deixar a aparência dos lábios mais bonita e bem cuidada.

Apesar de não possui a mesma pigmentação de um batom comum, oferece um efeito bonito e natural.

Possuir diversas opções de cores e também é encontrado nos vários formatos de embalagens e consistências.

Sem Cor

Esse último modelo é mais indicado para quem procura apenas um efeito hidrante nos lábios, sendo muito utilizado como um acabamento por baixo do batom comum.

Pode também ser a preferência de alguns homens. Também disponível em formato bala, bisnaga e pomada.

Quais Ingredientes da Fórmula Ajudam a Cuidar dos Meus Lábios?

Por possuir uma enorme gama de produtos, as fórmulas dos lip balms são também das mais variadas, podendo reunir diversos ingredientes para alcançar o efeito proposto.

Veja a seguir alguns dos componentes que podem aparecer nas fórmulas do lip balm:

  • Manteigas vegetais: como manteiga de karité, de cacau e de murumuru, por exemplo. São excelentes emolientes e hidratantes que também podem ajudar em processos de cicatrização;
  • Pantenol: uma forma da vitamina B5, é um ingrediente natural com potente ação hidratante, umectante, antienvelhecimento, anti-inflamatório e cicatrizante;
  • Óleos vegetais: como óleo de coco, semente de uva, Jojoba e Buruti, por exemplo. Apesar de cada óleo possuir benefícios particulares, os óleos vegetais são conhecidos pelo alto poder umectante, ação bactericida e cicatrizante, além de transportar vitaminas lipossolúveis e ser fonte de ácidos graxos essenciais;
  • Vaselina: de origem mineral, possui ação umectante, hidratante e ainda proporciona brilho;
  • Ômega 3 e 6: gorduras benéficas que diminuem inflamação celular, reduzem vermelhidão e rugas, reabastecem os lipídeos da pele e reduzem a perda de umidade;
  • Vitamina A, E e D: vitaminas importantes para a pele, ajudam na renovação celular, agem contra as linhas finas e fotoenvelhecimento, aumentam a resistência natural, possuem ação anti-inflamatória e cicatrizante, potencializam a hidratação da pele, diminuem a sensibilidade e possuem ação antioxidante;
  • FPS: fator de proteção solar que protege contra os raios ultravioletas.
  • Ceras vegetais: como a cera de abelha e a de carnaúba, por exemplo. Possuem alto poder de hidratação, além de propriedades curativas, antialérgicas, anti-inflamatórias e presença de vitaminas. A cera de abelha, especialmente é conhecida pela camada de proteção criada quando aplicada sobre a pele;
  • Antioxidantes: como o betacaroteno, por exemplo. Combate os danos dos radicais livres.

Qual Tipo é o Mais Indicado Para Mim?

Agora que você já sabe como esse produto funciona, pode estar se perguntando qual é o melhor lip balm?

Hoje, existentes bálsamos de diversos preços, marcas e de diferentes qualidades, podendo ser separados, ainda, por níveis de baixa, média e alta hidratação.

No entanto, a melhor forma de saber qual é o melhor bálsamo para você é testando os diferentes tipos que o mercado oferece, de acordo com as suas necessidades.

Nessa hora, conhecer os seus lábios será essencial, assim, você poderá escolher o lip balm mais adequado para o seu caso e contribuir para a saúde da sua boca.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!