Bochecho com óleo de coco é eficaz para a saúde bucal?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra os benefícios e os malefícios dessa técnica

A internet está repleta de receitas caseiras que prometem melhorar a sua saúde bucal ou a estética de seus dentes. E um modismo que está em alta nos últimos tempos é a realização de bochecho com óleo de coco.

Entretanto é bom ficar bem atento às dicas que você acompanha na rede. Nem sempre elas são eficazes, podendo até mesmo comprometer a sua saúde. Neste artigo falaremos um pouco sobre o bochecho com óleo de coco.

Bochecho com óleo de coco ou oil pulling, é uma técnica bastante divulgada na web, que promete eliminar bactérias e toxinas presentes em nossa cavidade bucal, prevenindo assim o surgimento de doenças inflamatórias por ali.

Mas a grande questão é: Será que o procedimento realmente funciona? Qual é o efeito do oil pulling em nossa boca? Pode haver um resultado inverso, prejudicando a saúde do usuário?

São estas dúvidas que responderemos aqui.

Como o Bochecho com Óleo de Coco ganhou fama?

Apesar de ainda não ser tão popular em nosso país, bochechar óleo de coco não é algo tão novo assim. Essse hábito deriva de uma medicina indiana, chamada Ayurvédica, que visa a limpeza e saúde bucal e corporal.

A técnica foi descrita, primeiramente, em um documento chamado Charaka Shamita. Ela prometia, além da melhora da saúde bucal, uma purificação e aprimoramento da saúde de todo o nosso organismo.

Inicialmente, o processo era realizado com óleo de sésamo, sendo, posteriormente, adaptado óleo de gergelim, de coco e até mesmo azeite.

Consiste em bochechar uma colher de sopa do óleo puro durante um período de 10 a 15 minutos.

Segundo os adeptos, o ideal é agitar o óleo ao redor da boca, dentes, gengivas, língua e garganta, puxando e empurrando através dos dentes.

Em seguida, o recomendado é cuspir o conteúdo na pia, pois ele ficará cheio de bactérias e escovar os dentes normalmente.

Quais são os benefícios do Bochecho com Óleo de Coco?

A grande verdade é que a técnica gera um conflito de idéias. Enquanto alguns profissionais sugerem que traz inúmeros benefícios a nossa boca, outros são contrários ao bochecho com óleo.  Eles explicam que a técnica pode inclusive pode trazer malefícios a saúde.

Entre os principais benefícios angariados ao bochechar óleo, podemos citar:

  • Fortalecimento dos dentes, gengivas e mandíbulas;
  • Prevenção de doenças das gengivas e da boca, tais como gengivite e cáries;
  • Prevenção do mau hálito e sangramento nas gengivas;
  • Prevenção de secura dos lábios, boca e garganta.

Entretanto, o bochecho propicia que as diversas bactéria presentes em nossa boca fiquem presas no óleo de coco, sendo eliminadas quando o indivíduo cospe a substância.

Nossa cavidade bucal possui uma diversidade bastante grande de bactérias, muitas delas maléficas, porém uma quantidade notável é benéfica a nossa saúde oral.

Assim, ao eliminá-las, ao mesmo tempo que você está retirando agentes nocivos ao seu corpo, pode ser que que microrganismos que trariam benefícios à saúde também sejam eliminados.

Portanto, antes de experimentar qualquer modismo bucal que você tenha visto na internet, como o bochecho com óleo de coco, por exemplo, o ideal é consultar o seu dentista de confiança.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!