Como os modismos podem interferir em sua saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

É fundamental ficar atento e filtrar tudo o que você lê na internet

Você já ouviu dizer que escovar os dentes com açafrão pode ajudar a clareá-los? Ou que usar carvão ativado pode deixar o seu sorriso mais branco e saudável? Pois é, meus amigos, nessa era cheia de notícias falsas e modismos, é essencial filtrar o que podemos ou não acreditar.

Os modismos muitas vezes são propagados por sites populares ou até por famosos, os conhecidos digital-influencers. Mas convenhamos, é muito ruim quando aquela simpatia de vó acaba virando uma recomendação padrão na odontologia.

Os modismos podem ser colocados como as fake-news da odontologia.  Trata-se de informações e técnicas propagadas como verdadeiras e benéficas, mas que na verdade são extremamente prejudiciais a nossa saúde bucal.

Esse tipo de informação é propagada de forma muito veloz, e possui um alcance extremamente amplo.

Isso se deve à época de hiper-informação em que vivemos, onde qualquer bobagem sem quaisquer respaldo de estudos científicos  é espalha através rede e tratada como uma verdade absoluta.

Como os modismos podem afetar a nossa saúde bucal

Vez ou outra, aparecem na rede soluções milagrosas e fórmulas caseiras que acabam caindo na graça de uma parcela da população.

Falando de saúde bucal, podemos dizer que tiveram seus momentos de fama, o bicarbonato de sódio, a cúrcuma e, mais recentemente, a argila.

E muitas vezes esses modismos na odontologia mais atrapalham do que ajudam, colocando em risco a saúde bucal das pessoas.

Eles podem inclusive desgastar o esmalte, enfraquecer o dente e aumentar a sensibilidade a alimentos quentes e frios.

Por isso, é inaceitável que você leve mais em consideração a palavra de um influencer que a de um profissional da área, que estudou duro para se formar, e é muito mais qualificado para te auxiliar com qualquer questão relacionada à odontologia.

Modismos alimentados pelos profissionais da área

Bom, para começar, saúde não é moda. Porém, no meio odontológico, podemos observar pessoas pagando por tratamentos estéticos e deixando de lado os funcionais.

Como por exemplo, alguns pacientes optam por realizar uma bichectomia e deixar de lado um tratamento de canal ou um implante dentário.

Assim, observamos uma inversão de valores. Ter um rosto fino, porém sem alguns dentes ou com dentes podres não é uma boa ideia.

Modismo e saúde bucal não combinam. O foco deve ser nas doenças mais prevalentes e não na realização de manobras estéticas.

Cuidado com o que você lê na internet

Tome muito cuidado com receitas mirabolantes que prometem resultados instantâneos. Procure por sites confiáveis e informação com base em evidência científica.

Você deve suspeitar resultados fáceis para qualquer área da saúde. Na dúvida, procure um profissional da área ou até um especialista para o problema apresentado.

Visite seu dentista com frequência e abuse da prevenção escovando os dentes com escova macia, pasta de dentes com flúor e utilização do fio dental pelo menos uma vez ao dia.

E não se engane. Isso não se trata de nenhum modismos, mas é capaz de deixar seu sorriso e sua saúde bucal em dia.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.