Engolir pasta de dente pode fazer mal para a saúde?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Não é algo para se preocupar e perder o sono, mas evitar que aconteça com frequência é importante

Você já teve a experiência de engolir pasta de dente enquanto realizava sua escovação e higiene bucal?

Sabemos que não é algo proposital, mas engolir pasta de dente (mesmo que só um pouquinho) é comum de acontecer durante a escovação. E a pergunta é: isso traz problemas à saúde?

Engolir pasta de dente não é um problema sério. Porém, quando em excesso, pode sim contribuir para o desenvolvimento de um certo tipo de incômodo no estômago.

Portanto, é bom evitar que essa ingestão aconteça e ter cuidado ao escovar os dentes é importante.

Engolir Pasta de Dente Faz Mal?

Como nós já sabemos, o creme dental é um item essencial no kit de higiene bucal. Ele apresenta diversos benefícios para a saúde dos dentes, por exemplo:

  • Deixar o sorriso limpo e branco;
  • Proporciona um hálito refrescante;
  • A boca se mantém saudável e livre de bactérias;
  • Mantém a saúde dos dentes em dia.

Dessa forma, devido a todos esses fatores benéficos, muitas pessoas acabam não se incomodando caso venham a ingerir um pouco da espuma.

Porém, o que muitos não sabem é que, se isso ocorre com certa frequência, ingerir pasta de dente pode fazer mal, sim! Em grande quantidade de uma vez só, pode causar uma intoxicação por pasta de dente grave.

Isso acontece por conta do principal componente desse item: o flúor. Com a alta concentração no creme, ele pode trazer alguns riscos. No entanto, não podemos esquecer da importância que o flúor tem para a saúde bucal.

Quais os Riscos de Engolir Pasta de Dente?

Como estávamos explicando, não é o ideal que o creme dental seja engolido com frequência. Mas então, o que acontece quando você engole pasta de dente, de fato? É isso que iremos explicar agora.

Assim como já citamos, o flúor é um componente da pasta. Então, quando ingerida muitas vezes, pode desenvolver um problema conhecido como fluorose.

Ela pode surgir ainda quando os dentes estão sendo formados e tem diferentes graus de gravidade, dependendo da quantidade consumida.

Ainda assim, mesmo que em casos mais leves, a fluorose afeta diretamente o esmalte dos dentes. O que ocorre é que ela os deixa com aparência esbranquiçada, sem brilho e manchados.

E Se Meu Filho Engolir Pasta de Dente?

É muito importante que os pais fiquem atentos no momento da escovação das crianças. É muito comum que eles tenham uma tendência a querer comer pasta de dente.

Uma boa dica é, mesmo que não seja do agrado da criança, fugir dos cremes dentais com gostinhos agradáveis ao paladar infantil. Um sabor mais gostoso, faz com que eles queiram ingerir o produto.

Porém, mais do que isso, é importante avisar que ingerir pasta de dente faz mal e conversar com seu filho sobre os riscos disso.

Todo cuidado é pouco. Dessa forma, por mais que seja algo feito exatamente para trazer benefícios a saúde bucal, engolir pasta de dente não é saudável. Em casos de preocupação, procure seu dentista!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

One Reply to “Engolir pasta de dente pode fazer mal para a saúde?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.