DENTISTAS

Levante de mordida beneficia tratamento ortodôntico

Levante de mordida beneficia tratamento ortodôntico

O levante pode ser realizado com a utilização de materiais metálicos ou resina fotopolimerizável

Procedimentos odontológicos podem ser complexos. Isso porque cada arcada dentária apresenta variações em sua formação. Assim, técnicas como a do levante de mordida podem otimizar o trabalho no consultório odontológico.

O levante de mordida ocasiona melhoras na função e na estética do sorriso do paciente.

O levante de mordida é uma técnica que auxilia em tratamentos ortodônticos, facilitando a movimentação dentária.

Funções do Levante de Mordida

O levante de mordida é caracterizado por ser um conjunto de técnicas ou diferentes aplicações visando facilitar ou potencializar os tratamentos feitos com aparelhos dentários.

Em geral, os aparelhos são utilizados em pessoas com dentes apinhados ou desalinhados.

Desse modo, o equipamento auxilia na melhora da funcionalidade da arcada dentária e diminui os riscos de doenças odontológicas pelo acúmulo de bactérias na boca.

Em resumo, o levante é utilizado de acordo com a necessidade de movimentações dentária para possibilitar a colocação de um aparelho ortodôntico.

Tipos de Levante de Mordida

O levantamento de mordida pode ser realizado tanto com a utilização de equipamentos específicos, quanto com a aplicação de métodos mais simples.

Dessa maneira, a escolha da técnica utilizada vai depender da necessidade e da gravidade da situação. Entre os tipos de levante de mordida mais simples, podemos citar:

  • Confecção de uma placa de resina fixa para os dentes superiores, que será posicionada junto ao palato;
  • Aplicação de resina nos dentes posteriores da arcada superior;
  • Aplicação de resina nos dentes anteriores da arcada superior.

Em geral, a resina é retirada em cerca de 6 meses. Já entre os tipos de levantamento de mordida que se utilizam de aparatos específicos, podemos citar:

Bite turbo

Essa técnica consiste na aplicação de batentes metálicos ou de resina nos dentes anteriores da arcada superior. Desse modo, ocorrerá abertura da mordida posterior e movimentação dos dentes pré-molares e molares.

Ele é utilizado principalmente para casos de tratamentos que necessitem de ganhos verticais.

Build-Up

Essa técnica consiste na aplicação do auxiliar metálico ou de resina nos dentes molares ou pré-molares. Além disso, pode ser confeccionada na arcada dentária superior ou na arcada dentária inferior.

Em geral, é recomendado que esse procedimento seja feito em dois dentes por hemiarco. Os hemiarcos dividem a arcada dentária em superior direito, superior esquerdo, inferior direito e inferior esquerdo.

Indicações do levante de mordida

Na maioria das vezes, o uso de um levante oclusal está ligado à ocorrência de uma mordida profunda. A mordida profunda é um tipo de má oclusão dentária.

Ela é caracterizada quando os dentes da arcada superior cobrem aqueles que estão na arcada inferior, formando uma cobertura de mais de 3 milímetros.

Além disso, sua causa pode ser genética e hereditária. Contudo, alguns outros tipos de problemas podem ser provocadores da mordida profunda. Exemplos são:

  • A extrusão de dentes, superiores ou inferiores. Extrusão dentária é caracterizada pela movimentação de dentes para fora do osso. Dessa maneira, pode ocorrer a perda do contato com o dente correspondente na arcada oposta;
  • Deficiências no desenvolvimento da mandíbula;
  • Perda de um dente posterior;
  • A presença de uma musculatura facial muito forte força os elementos da arcada dentária. Além disso, atrapalha sua sustentação, podendo ocasionar o problema.

Ainda, o levante de mordida pode ser necessário em casos de outros problemas de oclusão, como a mordida aberta.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também