Imagem digital facilita planejamentos odontológicos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como a imagem digital auxilia nos procedimentos odontológicos

Você está prestes a fazer um procedimento odontológico, mas está com medo do resultado? Fique tranquilo, pois o uso da tecnologia, como a imagem digital, pode prever o resultado e te tranquilizar.

Ela é usada em diferentes áreas da odontologia. Isso porque ela traz uma segurança para o paciente e também para o profissional. Nesse artigo iremos descobrir tudo sobre a imagem digital.

A imagem digital é uma técnica utilizada para prever o resultado final de um procedimento. E isso é realizado antes do procedimento acontecer. Assim, o paciente e o profissional podem ver se a resposta do tratamento é a esperada.

Benefícios da imagem digital

Entre os pontos positivos do processo digital de imagens na odontologia estão:

  • Segurança: os procedimentos ficaram mais seguros para ambos paciente e profissionais;
  • Riqueza de detalhes nas imagens;
  • Precisão;
  • Tempo reduzido na hora de fazer estratégias de tratamento, poupando tempo do paciente e profissional;
  • Escaneamento oral dá uma visão completa da cavidade bucal;
  • Facilidade do paciente entender como é o exame que será feito;
  • Participação do paciente na decisão do tratamento;
  • Materiais mais práticos e de fácil manuseio;
  • Procedimentos menos invasivos;
  • Tratamentos mais eficazes e com resultados mais rápidos; e
  • Projeção nos computadores e celulares.

Quais procedimentos fazem a imagem?

Como vimos, várias áreas da odontologia fazem o uso das imagens digitais nos procedimentos e planos do tratamento. Algumas áreas são:

Odontologia Estética

Nessa área o dentista restabelece a forma e a função do dente a partir de clareamentos e correções estéticas.

Com a imagem digital dos dentes, o profissional consegue ver a arcada dentária inteira do paciente. Assim, todas as características dentárias são vistas.

A partir de softwares avançados, o profissional consegue manipular digitalmente os diferentes aspectos bucais. Assim, consegue ter uma prévia de qual tratamento estética resulta em um sorriso saudável.

Cirurgias

Dentro das cirurgias, estão os procedimentos mais invasivos e que demandam tratamentos mais complexos. Por isso, as imagens digitalizadas permitem que o profissional tenha um planejamento mais detalhado.

Ortodontia

O dentista usa aparelhos para correção da posição dos dentes, e também de problemas de crescimento.

No procedimento da colagem indireta, por exemplo, na parte de fazer o molde da boca, os dentistas utilizam scanners que fazem moldagem em 3D. Assim, o dentista pode prever o resultado a partir do planejamento 3D.

Conhecendo mais sobre a tecnologia na odontologia

Já conversamos aqui na Simpatio sobre a tecnologia na odontologia. Ela é uma forma estratégica de obter resultados rápidos e efetivos dentro dos procedimentos odontológicos.

Inclusive, é a tecnologia na odontologia que promoveu e estabeleceu as técnicas das imagens digitais nos consultórios odontológicos. Todas com o uso de aparelhos e instrumentos digitais!

A imagem digitalizada ganhou a confiança dos profissionais. Além disso, possibilitou aos pacientes uma prévia dos procedimentos que mais assustavam.

A imagem digital é uma técnica que nos mostra como a área está sempre se aprimorando. E, o objetivo é que a área continue a crescer e promover melhores resultados para os profissionais e pacientes.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.