Colagem indireta é realizada em 10 passos simples

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Método oferece rapidez na montagem de aparelhos ortodônticos

Os tratamentos ortodônticos são aqueles que corrigem dentes tortos e problemas de má oclusão. Eles são muito importantes pois, quando não tratados, provocam dores e até doenças da saúde bucal. A colagem indireta é um dos métodos que auxiliam a correção.

A tecnologia vem se tornando uma grande aliada para os procedimentos odontológicos. Diversas novidades proporcionam maior conforto e agilidade tanto no atendimento ao paciente, quanto na própria realização dos tratamentos. A colagem indireta é mais um desses avanços.

Colagem indireta é uma técnica alternativa para a montagem de aparelhos ortodônticos. Esse método possibilita maior precisão na aplicação de braquetes nos dentes. Desse modo, a eficiência do tratamento é ainda maior.

Em geral, os braquetes são fixados diretamente nos dentes dos pacientes no consultório odontológico. Desse modo, a colagem comum leva tempo e não deixa de lado o risco de que as peças seja coladas de maneira errada ou pouco adequada.

A colagem indireta surge como uma solução inovadora para essa questão.

Como acontece a colagem indireta?

O ortodontista é o responsável pela confecção e realização desse tipo de colagem de braquetes. Confira em 10 passos como ocorre o procedimento de colagem indireta.

  1. O primeiro passo do procedimento de colagem indireta é a extração do molde bucal do paciente, através de um scanner intraoral ou pela moldagem comum, em gesso.
  2. Depois, usa-se a moldeira em 3D (disponibilizada após o procedimento com  scanner) ou em gesso para fazer a demarcação da posição dos braquetes.
  3. As peças são coladas nas partes superior e inferior da moldeira com cola solúvel, uma por vez.
  4. Após feita a colagem, vaselina líquida é aplicada sobre os braquetes.
  5. Uma camada de cola quente é usada para cobrir a região onde foram coladas as peças.
  6. O material é submergido em água por cerca de 30 minutos, depois disso a resina é descolada da moldeira e limpa.
  7. É necessário que se realize a profilaxia, ou seja, a limpeza dos dentes do paciente.
  8. Além disso, a preparação é feita com condicionamento ácido e aplicação de resina ortodôntica para a fixação dos braquetes.
  9. A cola quente seca com os braquetes é encaixada nos dentes do paciente.
  10. Por meio do procedimento de fotopolimerização, que consiste na aplicação de calor, a camada de cola quente é retirada, deixando os braquetes posicionados e fixados.

Vantagens da colagem indireta

As principais vantagens desse tipo de procedimento estão relacionadas à sua precisão e à sua rapidez.

Por meio da colagem indireta, não é necessário que o paciente participe do processo de montagem do aparelho, economizando o tempo gasto em consultório.

A vantagem da colagem indireta digital é a possibilidade de verificar simulações do comportamento da arcada dentária.

Assim, o trabalho do profissional se torna mais completo e seguro, evitando e prevenindo possíveis problemas de oclusão, por exemplo.

Em relação ao paciente, o tratamento com a colagem indireta de braquete se mostra menos desconfortável, menos caro e mais preciso. Essa precisão é a responsável por tornar os efeitos do uso de aparelhos ortodônticos mais eficiente.

Além disso, na confecção de aparelhos por meio da colagem indireta, são minimizados possíveis erros de colagem dos braquetes.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.