DENTISTAS

ICDAS: qual sua importância no tratamento da cárie?

ICDAS: qual sua importância no tratamento da cárie?

Um queridinho dos pesquisadores e estudiosos da odontologia, trouxe muitas melhorias

Quem nunca foi ao dentista e foi diagnosticado com cárie ou conhece alguém que já foi? Esse é um problema bucal bastante comum, e o ICDAS é um dos métodos de avaliação usados pelos profissionais nesses casos.

Muitos dentistas e estudiosos da Odontologia utilizam do ICDAS como principal base de análises e referências quando falamos sobre o estudo da cariologia.

Conhecido pela sigla ICDAS, o Sistema Internacional de Avaliação e Detecção de Cáries é basicamente um método de avaliação clínica da cárie dentária e de restaurações.

Ficou curioso para entender mais sobre como funciona de fato esse sistema? Então continue lendo nosso artigo!

Mas O Que é o ICDAS?

Além do que já explicamos brevemente no item anterior sobre cariologia, iremos aprofundar mais no assunto. Com origem também do nome em International Caries Detection and Assessment System.

É, nada mais do que um sistema de detecção.

O principal objetivo a ser atingido com ele, era conseguir padronizar a detecção de todas e quaisquer lesões de cáries nos pacientes. Esse sistema preza por algumas recomendações no momento de revelar tal patologia.

Dessa forma, o que eles levam em consideração é que:

  • O profissional determine, após limpeza e secagem, se o dente é hígido, selado, restaurado, com coroa ou ausente;
  • Feito isso, garantam com que as superfícies estejam classificadas em relação à cárie;
  • Esse procedimento deve ser feito usando uma escala ordinal, que vai da superfície hígida à cavitação extensa.

Dessa forma, a escala ordinal que o ICDAS apresenta, facilita muito. Faz com que o profissional consiga compreender de uma forma mais clara o processo histopatológico da lesão de cárie.

Além disso, favorece ainda para que o cirurgião dentista consiga associar o que ele vê clinicamente e o que realmente está acontecendo.

Calibragem do ICDAS

De forma geral, o que se entende principalmente é que um diagnóstico mais cedo da extensão de tecidos duros afetados por cárie, permite intervenções pouco invasivas e ainda previne com que a doença se agrave.

A calibragem desse sistema permite então que haja uma uniformização de critérios de avaliação da cárie dentária e das restaurações. Equilibrando a análise entre examinadores com diferentes níveis de prática clínica.

Durante a escolha de um método adequado, por exemplo, é importante prestar atenção na calibração do aparelho. Isso se dá pois, uma boa reprodutibilidade é o primeiro passo para o sucesso nos resultados do processo.

Dessa forma, a calibração se torna um passo fundamental não somente em pesquisas clínicas e laboratoriais, como nas salas de aula na faculdade de odontologia.

Diagnosticando a Cárie Pelo ICDAS

Antes mesmo de começarmos a falar sobre o diagnóstico da cárie, é importante entender o porque do diagnóstico certeiro ser uma parte tão importante do processo.

Para identificar uma cárie, antes de qualquer coisa, é necessário conhecer todo o histórico do paciente. Muitas vezes ele dá uma explicação para como ela se desenvolveu.

Dessa forma, não é somente isso que deve ser levado em consideração no primeiro momento. Muitos outros fatores etiológicos associados a ela se manifestam em cada paciente.

Muito além do que apenas indicar e detectar se há de fato ou não uma cárie presente na cavidade bucal, o ICDAS identifica, portanto, particularidades da lesão.

ACESSO RÁPIDO
    Silmara Alves Rozo Ducatti
    Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

    Leia também