DENTISTAS

Histologia é importante para entender os tecidos bucais

Histologia é importante para entender os tecidos bucais

Confira a relação da histologia com a área da odontologia

Quando pensamos na área odontológica, podemos esquecer, mas precisamos ter o conhecimento sobre a histologia para completar a formação. Com essa disciplina, o futuro profissional tem uma graduação completa.

É com essa disciplina que o profissional tem noção de como o tecido dental está. Assim, ele consegue ver a estrutura e a funcionalidade tecidual estão adequadas e normais. Mas, afinal, o que é a histologia?

A histologia é a ciência que estuda os tecidos biológicos e plasmáticos do nosso corpo. Na área da odontologia, essa ciência é aplicada nos estudos dos elementos teciduais da cavidade bucal.

Assim, o futuro profissional da área odontológica conhece toda a estrutura dos tecidos e, como vimos, pode ter diagnósticos de forma certeira.

Com o estudo do funcionamento do organismo e da biologia tecidual, o dentista pode descobrir diagnósticos e indicar os melhores tratamentos para uma possível alteração bucal.

Importância na odontologia

A importância da histologia na odontologia é extrema. Tanto que a disciplina é considerada básica no curso. Mas, como é possível analisar os tecidos bucais?

A resposta é simples: por meio de uma análise microscópica.

Assim, profissionais que trabalham na área laboratorial fazem as análises necessárias e os outros profissionais, normalmente da área clínica, interpretam os resultados das análises para os pacientes.

O material tecidual é coletado e mandado para um laboratório. Desse modo, as estruturas orgânicas são investigados com cuidado, atenção e com a ajuda da tecnologia. Os passos para a análise são:

  • Fixação;
  • Desidratação;
  • Inclusão;
  • Microtomia; e
  • Coloração.

A partir dessas etapas, o profissional está apto para entender a funcionalidade do tecido. Por isso é importante que haja o estudo da histologia na odontologia.

Formação profissional

Dentro da faculdade de odontologia, o futuro profissional estuda estruturas bucais, como os dentes, a boca e os ossos da face.

No ambiente universitário, é ensinado como fazer prevenção, diagnósticos e tratamentos de doenças orais. Ainda, o estudo pode ser focado em questões estéticas.

A duração do curso de odontologia é de 5 anos, com todos os cursos presenciais. As aulas práticas são iniciadas no segundo ano da faculdade.

Em todas as instituições, o estágio é obrigatório para a formação. E, no final de todo o curso, é preciso que o estudante faça um TCC, também conhecido como trabalho de conclusão de curso.

Caso você opte por fazer o curso em uma instituição privada, a maioria delas custa em média R$1700,00 por mês. Mas, fique atento para as bolsas universitárias e programas de financiamento.

Quando você finalizar a faculdade e já estar com seu diplomas, você pode atuar como um dentista generalista. Assim, atendimentos clínicos e tratamentos que são básicos serão a sua área de atuação.

Matérias do curso

As matérias podem mudar de nome dependendo da universidade, mas o currículo básico é o mesmo. Essa lista contém as principais disciplinas:

  • Anatomia;
  • Fisiologia;
  • Epidemiologia;
  • Imunologia;
  • Bioquímica;
  • Genética;
  • Patologia; e
  • Farmacologia.

Nessa lista também entra a histologia. Confira se a universidade que você pretende cursar tem a opção de matérias optativas ou interdisciplinares. Essa alternativa pode ser um diferencial na sua formação.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também