Gengiva artificial é usada em casos de deficiência óssea

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Esse método é mais simples e rápido, quando comparado ao uso de enxertos gengivais

O uso de próteses e implantes é o método mais eficaz para recuperar o sorriso de pessoas que perderam seus dentes. Mas e quando a gengiva natural não tem condições de receber os implantes? Os dentistas podem recorrer às gengiva artificial.

Em casos graves onde há comprometimento das estruturas ósseas ou traumas por acidentes que levam à perda óssea, é necessário também “implantar” a gengiva artificial.

Também conhecida como prótese dentogengival, a gengiva artificial pode ser confeccionada em resina ou porcelana e tem como objetivo a reabilitação parcial ou total de uma gengiva com deficiência óssea.

O uso da gengiva artificial  é uma opção mais simples e rápida, quando comparada à reconstrução gengival com enxertos. Ela dá a impressão de que o paciente está com suas estruturas intactas e saudáveis.

Seu material é moldado em laboratório, de acordo com a anatomia de cada paciente, para que as características das gengivas sejam reproduzidas de forma natural.

A reposição com a prótese dentogengival auxilia na reabilitação fonética do paciente, além de harmonizar a face e dar suporte aos lábios e bochechas.

A mastigação também é motivo de preocupação nesses casos, pois requer dentes resistentes e equilibrados na arcada dentária.

Com a implantação da gengiva artificial, o paciente ganha confiança para mastigar naturalmente.

Tipos de Gengiva Artificial

Tratamento com gengivas artificiais

O tratamento com gengivas artificiais pode ter diferentes objetivos e os níveis de comprometimento das estruturas orais também podem variar de paciente para pacientes.

Por isso, a odontologia tem dois tipos de próteses dentogengivais: as removíveis e as fixas.

No caso da primeira opção, elas são indicadas para a reabilitações superiores, quando há pequenas perdas do tecido ósseo. A gengiva removível devolve ao paciente equilíbrio estético, além de melhorar a fonética e dar suporte labial.

Já a gengiva artificial fixa, como o próprio nome indica, é colocada de maneira definitiva na boca. Sua indicação ocorre quando o paciente exige uma ampla reestruturação.

Resultados da Prótese Dentogengival

gengivas artificias na perda de tecido gengival

Para que os resultados sejam satisfatórios, o primeiro passo é escolher um profissional qualificado e especializado para realizar este tipo de tratamento.

Se for colocada adequadamente, a gengiva artificial garante equilíbrio odontológico, tanto pelo lado estético, como também nos aspectos funcionais.

Ela pode restaurar a integridade da fala e da mastigação do paciente. Além do sorriso natural, suporte dos lábios e bochechas, e também a harmonia da face.

Perda de Tecido Gengival

Prótese dentogengival

A melhor maneira de prevenir a perda dos dentes, e consequentemente do tecido gengival, é cuidar da saúde bucal e da higiene. Por isso, escove os dentes regularmente, faça uso do fio dental e, se possível, do raspador de língua.

Lembrando que as escovas de dente devem ter cerdas macias, e não é necessário impor força no momento da escovação.

Também é recomendado realizar consultas de rotina com o cirurgião-dentista a cada seis meses. Esses encontros são de extrema importância para evitar qualquer proliferação de bactérias e avanços de doenças bucais.

Afinal, em grande parte dos casos, a falta de higiene é a principal causa de problemas na gengiva e nos dentes. Desse modo, se você não quer recorrer o uso da gengiva artificial, de implantes e próteses, marque já uma consulta.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.