Osseointegração é essencial na estabilização de implantes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira como a osseointegração ajuda a manter um sorriso agradável

Quando perdemos algum dente, o tratamento mais indicado é a colocação de implantes dentários. Isso é feito por meio de uma cirurgia que tem uma etapa muito importante: a osseointegração.

Os implantes dentários são pequenos pinos fabricados em titânio que seguram as próteses. É importante que a osseointegração ocorra para o material ficar estabilizado no nosso osso.

A osseointegração é o processo que garante que o implante dentário seja integrado no tecido ósseo da arcada dentária de forma natural. Essa fase depende dos cuidados pós-cirurgia e também de como o implantodontista trabalha.

Passo a passo

A osseointegração para implantes tem as seguintes etapas:

  1. Diagnóstico e escolha da cirurgia como melhor tratamento após uma tomografia computadorizada;
  2. No dia do procedimento, uma anestesia local é aplicada;
  3. O cirurgião faz uma incisão e insere os implantes no osso;
  4. É feita uma sutura para manter o implante dentro do osso;
  5. Após cerca de duas semanas, começa o processo de reabsorção do osso;
  6. Assim, a osseointegração começa a agir e preenche o espaço entre osso e implante;
  7. O implante é coberto;
  8. Depois de quatro meses ocorre a cicatrização na mandíbula; e
  9. Depois de seis meses ocorre a cicatrização na maxila.

É importante que a estabilização ocorra. Isso porque ela permite que a prótese colocada tenha a funcionalidade e a estética de um dente.

A forma como o implantodontista usa as suas técnicas interferem em todo o processo. Por isso, ele deve estar totalmente preparado para lidar com a situação.

É importante que ele fique atento para a macrogeometria, que é o desenho dos implantes. Além disso, precisa usar ferramentas ideias para o processo, como o osstell, torquímetro e kit cirúrgico.

Cuidados com o implante dentário

Você precisa tomar cuidados especiais após a cirurgia de colocação dos implantes osseointegrados.

Ter uma atenção minuciosa com a saúde bucal e hábitos comportamentais é essencial para diminuir os riscos de problemas futuros. Assim, separamos algumas recomendações para você seguir.

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. É importante tentar não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

Mas, lembre: não faça bochechos! Isso pode trazer traumas para a área operada.

Na hora da alimentação, é importante que você consuma alimentos líquidos e gelados nas primeiras 12 horas.

Após algum tempo, pode consumir comidas pastosas. Só apenas depois de 24 horas da cirurgia que você pode voltar a comer normalmente.

Quando for dormir, fique com a cabeça mais alta do que o corpo, como se você fosse dormir sentado. Não tome sol em excesso. Além disso, evite fazer esforços físicos e falar desnecessariamente.

Faça visitas regulares ao seu profissional de confiança para ver se a cirurgia do implante dentário e a osseointegração deram resultados positivos. Fique atento e tenha um sorriso saudável!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.