Tomografia odontológica é um exame simples e indolor

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Apesar do nome assustador, a tomografia é uma excelente aliada para a odontologia

A radiografia odontológica é um exame comum, feito em consultório e conhecido popularmente. Já a tomografia odontológica é menos usada e possui certos mitos sobre sua “gravidade”.

Nesse artigo, vamos conversar sobre a tomografia odontológica. O que é? Quando é indicada? Quais são suas vantagens?

A tomografia odontológica é um exame moderno, que oferece imagens em 3D sobre a área desejada pelo dentista. Além de ser um recurso mais eficaz que a radiografia, não apresenta altos custos nem alta radiação. Em alguns casos, pode ser o único exame a detectar problemas ósseos ou dentários.

Quando a tomografia odontológica é indicada?

A tomografia já é um exame exigido para certos tipos de tratamento e, cada vez mais, passa a ser parte dos exames base de tratamentos odontológicos.

Isso porque, como já vimos, a precisão da sua imagem é muito maior do que a imagem da radiografia. E, claro, uma maior precisão no exame resulta em um tratamento melhor estruturado. São apenas vantagens!

Listamos algumas áreas que requerem a tomografia odontológica:

  • Implantodontia: sem a tomografia odontológica o cirurgião-dentista não tem como planejar uma cirurgia com o mínimo de riscos. É esse o exame que vai dar, em detalhes, o real estado de toda a estrutura bucal do paciente.
  • Ortodontia: essa área mexe com o posicionamento dos dentes, dos ossos e da língua. Um tratamento tão extenso não pode ser baseado em exames rasos. Por isso, os profissionais da área estão aderindo a tomografia como exame básico.

No entanto, a tomografia não se limita a áreas e também é usada para outros tratamentos. Alguns deles são:

  • Tratamentos periodontais: quando há problemas ósseos, a tomografia é essencial para o dentista ter a exata proporção do dano e trilhar o melhor tratamento.
  • Cirurgias: antes da maioria das cirurgias, principalmente as mais complexas, a tomografia se torna essencial. É ela quem vai dar a imagem total do paciente e seus problemas para que o cirurgião-dentista consiga planejar toda a operação.

O nome não significa problemas

Se seu cirurgião-dentista pedir uma tomografia dentária, isso não significa que o problema é mais sério do que ele disse.

Apesar do nome forte e do exame não ser feito frequentemente,  a tomografia odontológica é um exame simples, indolor e de qualidade.São esses três fatores que fazem dele tão importante no seu tratamento.

As tomografias não são sinônimo de doenças graves! Por isso, não deixe de realizar o exame ou fique nervoso. Pense que é o exame mais completo para o seu tratamento!

Radiografia odontológica x Tomografia odontológica

Nós podemos dizer que a tomografia é uma evolução da radiografia. Os dois exames usam da radiação para captar as imagens, mas diferem na qualidade delas.

A tomografia odontológica é muito mais precisa que qualquer radiografia odontológica.

Outros fatores como: preços, níveis de radiação e praticidade também podem ser colocados em pauta. Por exemplo, a radiografia, na maioria dos casos, pode ser feita no próprio consultório do dentista. Já a tomografia odontológica só é feita em clínicas específicas.

A comparação de preço é muito relativa, porque varia de acordo com o tipo de radiografia. Já os níveis de radiação não diferem muito e o paciente não precisa se preocupar em ser “super exposto” ou algo do gênero.

Gostou das vantagens da tomografia odontológica? Então converse com seu dentista sobre as vantagens que esse exame pode trazer para os seu tratamento!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!