Festa junina demanda atenção especial com a saúde dos dentes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba quais cuidados devem ser tomados para manter a saúde dos dentes durante a festa junina

Quando falamos das comemorações mais aguardadas do ano, o mês de junho é um dos mais especiais no calendário dos brasileiros. Isso porque essa época do ano é marcada pelas típicas festas de São João, popularmente conhecidas como Festa junina. Mas cuidado! Você sabia que as festanças de junho também podem causar riscos à saúde bucal dos mais negligentes?

Isso se deve ao ponto alto da festa junina: a comida! Maçã do amor, pé de moleque, canjica, paçoca, arroz doce e outras tantas iguarias que só encontramos na famosa festa de São João podem se tornar motivos de preocupação para a saúde dos dentes.

Atrás apenas do Carnaval, a festa junina é a mais importante comemoração popular da cultura brasileira. Esse tradicional festejo tem suas raízes no catolicismo europeu popular e nas tradições rurais caipiras formadas pelo interior do Brasil, contendo elementos dessas duas esferas.

Nesse artigo, você vai entender como as tradições culinárias das festas de junho podem impactar na saúde dos dentes e como deixar o consultório odontológico preparado para a festança. É só continuar por aqui!

Como as comidas do arraiá podem prejudicar os dentes?

Certamente, ninguém quer deixar de comer todos os doces e as comidas típicas da festa junina, mas é preciso ter cuidado para não tomar o caminho errado para a roça! O perigo mora no excesso de açúcar presente nos doces juninos.

Ou seja, os alimentos ricos em açúcares devem sempre ser consumidos com moderação, uma vez que a exposição dos dentes à sacarose pode ser responsável por problemas como:

  • Cárie dentária;
  • Placa bacteriana;
  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Tártaro.

Quanto mais tempo os dentes ficam expostos aos açucares, mais nutrem as bactérias presentes na boca que, por sua vez, produzem ácidos que lentamente dissolvem o esmalte dos dentes, provocando a cárie dentária.

Por ser uma das principais fontes de nutrientes das bactérias orais, o excesso de açúcar também propicia a proliferação deses microrganismos no ambiente oral, formando a placa bacteriana, que inflama as gengivas ao redor do elemento dental, causando principalmente sangramento.

Para que a ação dos ácidos se iniciem sobre os dentes, por exemplo, é preciso apenas 20 minutos após a ingestão desses alimentos. Isso significa que essa época do ano exige cautela no consumo de açúcar para manter a saúde bucal em dia – bem como de todo o corpo.

Rapadura é doce, mas não é mole, não… Fique atento!

Não apenas isso, as festas do mês de junho também são famosas por dois alimentos tradicionais: a rapadura e o pé de moleque!

Contudo, esses dois doces em especial possuem um potencial ainda mais prejudicial aos dentes, já que, além de apresentarem um alto teor de açúcar, também apresentam uma consistência mais rígida que os demais doces.

Isso quer dizer que o consumo desses doces pode provocar fraturas dentais e danificar a estrutura dos dentes. Assim, ao comer o famoso pé de moloque ou a rapadura, mastigue com cuidado e sempre em pequenas quantidades.

As crianças precisam de atenção redobrada!

Sabemos que as festas juninas não são apreciadas apenas pelos adultos, muito pelo contrário, pode-se dizer que as crianças são o principal público dessas festanças.

Quadrilhas, fogueiras, doces…. Muitos são os atrativos que encantam os pequenos nessa época do ano. Grande parte das escolas infantis tem o costume de comemorar a festa junina, o que inclui a participação da criançada.

Por isso, os pais devem ficar com a atenção redobrada sobre a saúde bucal dos filhos, especialmente dos menores, aqueles que não possuem autonomia sobre a higiene bucal.

Nesses casos, os pais devem orientar as crianças quanto ao consumo de açúcar e a necessidade dos cuidados buscais posteriormente.

Vale lembrar que as consultas de rotina ao odontopediatra são fundamentais para a manutenção da saúde bucal dos pequenos, especialmente nesse época do ano.

Como manter a saúde bucal na festa junina?

Como vimos, as tradicionais delícias da festa junina oferecem riscos à saúde dos nossos dentes. No entanto, isso não quer dizer que não devemos aproveitar nossas guloseimas preferidas.

Para conciliar festa junina e dentes saudáveis devemos ser moderados, buscando não somente a saúde dos dentes, mas de todo o corpo. Além disso, após uma higienização correta, seus dentes estarão livres dos açucares que alimentam as bactérias e, portanto, livre das doenças orais.

Assim, lembre-se de ter alguns cuidados com os dentes, como:

  1. Durante sua escovação diária, use sempre um creme dental com flúor, pois esse é o principal composto a agir contra as cáries;
  2. Passe sempre o fio dental, a fim de remover os restos de alimentos que a escova de dentes não alcança, evitando que as bactérias sejam nutridas e proliferem-se no ambiente oral;
  3. Além da higiene bucal após as principais refeições do dia, lembre-se de escovar os dentes antes de dormir, momento crucial para a ação das bactérias;
  4. Durante os banquetes das festas de junho, evite misturar os alimentos muito doces com refrigerantes, já que a combinação de açúcares e acidez propicia a descalcificação do esmalte dos dentes e aumenta as chances do aparecimento das cáries;
  5. Hidrata-se com frequência. A água é uma ótima aliada na diminuição do índice de açúcar no ambiente oral, melhorando o fluxo salivar e limpando os dentes.

E no consultório odontológico?

No consultório odontológico o clima da festança junina também é permitido e até mesmo devido!

Como já dissemos, por causa das festas juninas, junho é considerado um mês sazonal na odontologia, com uma demanda maior de atendimentos. Por isso, dar atenção às datas sazonais é uma ótima estratégia para atrair seus pacientes.

Para isso, o dentista pode, por exemplo, decorar o consultório no clima do arraiá, criar promoções e lembrar seus pacientes da necessidade de uma consulta com um convite personalizado nas redes sociais.

Uma boa decoração de consultório odontológico pode mudar o ambiente, trazendo mais alegria e mudanças de rotina, o que agrada muito as crianças.

Agora é só aproveitar a festa junina sem medo! Só não esqueça de fazer aquele check-up depois!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.