Quebrei o dente, e agora? Saiba o que fazer nessa situação!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como proceder quando lesionar um ou mais dentes de sua boca

Você está praticando uma atividade física ou andando tranquilamente e sofre um acidente. O impacto danifica seriamente a integridade dos seus dentes. Com isso, a pergunta que ronda a sua mente é: quebrei o dente, e agora?

Muitas pessoas não sabem o que fazer nesse tipo de situação. Mas calma, nós vamos te ajudar a resolver esse problema. Aqui você irá entender tudo o que é necessário para responder a pergunta: quebrei o dente, e agora?

Quais são as consequências de um dente quebrado? Isso varia de caso para caso. Este tipo de acidente pode acontecer com qualquer pessoa e por isso é ideal que você saiba como proceder nessa situação.

Quebrei o Dente, e Agora?

Um dente quebrado pode ser causado por uma variedade imensa de fatores, como uma queda, cárie muito profunda, um acidente e outros diversos problemas relacionados a nossa saúde bucal.

Até mesmo alguns hábitos parafuncionais, como o bruxismo ou a mania de morder canetas e lápis, podem desencadear este sério problema.

Por isso, não é possível determinar uma maneira exata de se tratar o dente fraturado. Antes de qualquer coisa, é necessária a realização de uma avaliação minuciosa do dentista encarregado.

Mas existem técnicas que podem ser efetuadas pelo próprio paciente até que ele encontre o cirurgião-dentista. O ideal é que você realize uma compressa com gelo na região lesionada. Isso auxilia na redução do inchaço.

Em alguns casos pode existir sangramento. Assim, você pode tentar estancá-lo com um pedaço de gaze molhado, de preferência com água fria.

Além disso, caso você note que seu dente quebrou, não é recomendado que você fique mexendo ou passa uma escova no local. Até mesmo realizar um bochecho pode piorar a sua situação.

Portanto, deixe que o dentista faça todo o trabalho.

Caso a quebra tenha separado algum fragmento de dente, o ideal é guardá-lo em um recipiente adequado. O mais indicado é um copo com água morna ou soro fisiológico.

O ideal é não fazer nada além disso. Você apenas deve se direcionar ao dentista, visando obter uma análise detalhada de sua situação para obter o melhor tratamento possível.

Qual é o Tratamento Para Dente Quebrado?

Como já dissemos, o tratamento depende bastante da maneira como o dente foi quebrado. Assim, existem diferentes técnicas para recuperar a estrutura danificada.

O tratamento depende da profundidade e gravidade da lesão e deve ser escolhido pelo dentista.

Entre as principais maneiras de tratar o problema, podemos destacar:

  • Colagem do fragmento ou restauração;
  • Reconstrução com resina: é possível recolocar o dente que caiu através de uma pequena reconstrução utilizando resina;
  • Remoção de bordas: é feito quando apenas um pequeno fragmento do dente foi perdido. O procedimento consiste no desgaste das bordas do dente;
  • Tratamento de canal: é necessário quando a fratura atinge a coroa do dente. É seguido pela colocação de uma prótese ou pela reconstrução coronária;
  • Prótese: para casos quando a coroa é completamente ou majoritariamente afetada pelo trauma;
  • Extração do dente: quando a quebra do dente acontece por baixo da linha óssea. Após a extração, normalmente um implante é posicionado no local do dente quebrado.

Agora você já sabe tudo sobre o assunto e a dúvida “quebrei um dente, e agora?” não irá mais te assombrar. Lembre-se, ao sentir qualquer dor ou notar alguma anormalidade, o ideal é consultar o seu dentista de confiança.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.