Trauma facial pode gerar consequências graves

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como essas lesões devem ser tratadas para que não resultem em sequelas

O trauma facial pode acontecer com qualquer pessoa, durante atividades corriqueiras e consideradas comuns ao nosso dia a dia.

Segundo pesquisas, no Brasil, cerca de 30 mil pessoas são vítimas de trauma facial todos os anos.

Um trauma facial é, como o nome já diz, uma lesão na região do rosto. Ele pode acometer a mandíbula, maxilar, dentes, arco zigomático, órbita, osso frontal, nariz e ainda causar danos cerebrais.

Os motivos dessas contusões no rosto são bastante diversificados, podendo ser agressões físicas, quedas e acidentes de quaisquer natureza.

É importante prevenir o trauma na rosto

Para não passar por uma situação de trauma na face, o ideal é que você tome cuidados muito importantes, como utilizar o cinto de segurança dentro de um automóvel ou um capacete ao andar de moto ou bicicleta.

Quando falamos de traumas esportivos, o legal é que o atleta faça uso de um protetor bucal. Esse adereço promove a separação entre os tecidos moles e os nossos dentes.

Assim, existe uma menor chance de ocorrer uma laceração dos lábios contra o órgão dental durante um possível impacto.

Utilizar um protetor também pode reduzir e distribuir a força de impactos diretos na região da boca.

Esses hábitos podem parecer muito comuns, mas que possuem uma grande relevância para diminuir o risco e gravidade de um trauma de face.

Diagnóstico e tratamento de um trauma facial

O tratamento das fraturas na face pode ser realizado de diversas formas. Desde um simples bloqueio maxilomandibular ou até mesmo a colocação de pinos de titânio em regiões específicas do rosto.

Esses tipos de lesões devem ser diagnosticadas e tratadas da forma mais rápida possível. Assim, alguns problemas bem sérios podem ser evitados, tais como:

  • Diplopia ocular, na qual a pessoa enxerga de forma duplicada;
  • Parestesia, também conhecida como dormência na face;
  • Má-oclusão dentária, o que faz com que os dentes se encaixem de forma errada;
  • Mordida aberta;
  • Anquilose de ATM, uma anomalia que provoca a limitação da abertura bucal;
  • Mordida fechada.

A especialidade que faz o diagnóstico e o tratamento cirúrgico e coadjuvante de traumatismos na face e boca é a cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial.

Essa modalidade envolve todos os tecidos moles como lábios, pele e músculos até os ossos do crânio e face, como nariz, maxila, mandíbula e órbita.

Cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial

O campo de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial é muito amplo. Ele circunda desde pequenas intervenções até as mais complexas, como o trauma maxilo facial.

É importante que o profissional desta área tenha noção de outras especialidades, como as que que englobam a implantodontia, referentes à implantes.

A cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial cuida tanto de anomalias causadas por alguma doença quanto das que são congênitas, ou seja, de nascença.

Essa vertente odontológica é uma especialidade odontológica que trata cirurgicamente as doenças da cavidade bucal, face e pescoço.

Essas patologias envolvem trauma facial, no maxilar, na mandíbula, e do trágus a pirâmide nasal. É o ramo da odontologia que está mais perto da medicina. Assim, muitos hospitais já contam com estes cirurgiões.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.