5 dicas para o estudante de odontologia se dar bem

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Melhore seu desempenho e trace metas para sua carreira durante a faculdade

O curso de odontologia é um dos mais conhecidos e concorridos na época do vestibular. Mas conquistar a vaga em uma faculdade é apenas o primeiro passo da longa jornada do estudante de odontologia.

É preciso muito foco, disposição e trabalho árduo durante os anos universitários. Por isso, separamos algumas dicas para o estudante de odontologia se dar bem nesta fase tão importante da formação.

O estudante de odontologia é aquele está se preparando para se tornar um cirurgião-dentista. O curso tem duração de cinco anos, e é necessário realizar alguns estágios antes de conquistar o tão esperado diploma de dentista.

Detalhes do curso para estudantes de odontologia

Estudantes da faculdade de odontologia

A duração do curso de odontologia é de 5 anos.  Todos os são presenciais, e as aulas práticas começam, geralmente, no segundo ano de faculdade.

O estágio odontológico é obrigatório e supervisionado em todas as instituições. Para se formar, os estudantes de odontologia precisam apresentar o TCC – trabalho de conclusão de curso – no último semestre.

Depois de se tornar um cirurgião-dentista, o estudante de odontologia pode trabalhar em clínicas, hospitais ou abrir seu próprio consultório. Existem ainda mais de 15 tipos de especialização na área, que podem complementar a formação.

Agora, vamos as dicas importantes sobre a faculdade de odontologia!

Farmacologia Odontológica – não deixe de lado!

Estudantes de Odontologia

Todas as disciplinas são importantes, mas durante a faculdade, o estudante de odontologia têm o péssimo hábito de menosprezar algumas delas, como a farmacologia.

É preciso ressaltar que os conhecimentos adquiridos nessas aulas são extremamente importantes durante toda a vida profissional de um dentista. É preciso também se manter informado e se atualizar sempre sobre o assunto.

Por isso, estudante, faça revisões e atualizações para sempre estar bem informado sobre indicações, contra indicações, meia vida do fármaco.

Troque experiências com alunos mais velhos

Faculdade de Odontologia

Durante a faculdade de odontologia é essencial estar bem preparado e ter em mente quais serão os próximos passos a serem estudados. Muitas disciplinas exigem, por exemplo, a compra de materiais.

A melhor maneira de se precaver e estar sempre antenado sobre os detalhes do curso é conversando com os alunos mais velhos. Eles podem dar todas as dicas sobre produtos odontológicos e outras especificidades, o que fará com que você economize tempo e dinheiro.

Conversar com os mais experientes também é uma ótima tática para conhecer os professores antes de cada matéria. Entenda quais serão os trabalhos e exigências para não de perder ou se atolar em provas e trabalhos.

Organize seu tempo e horários durante a faculdade

Estudantes do curso de odontologia

É comum encontrar universitários atolados e estressados nos fins de período. Para evitar que isso aconteça, a melhor maneira é organizar seu tempo e suas atividades.

Existem diversas técnicas de estudo, aplicativos de agenda e horários, que podem te auxiliar nessas fases mais complicadas.

Para melhorar a produtividade, inclua todas as suas tarefas em um local onde você veja com frequência. Pode ser um mural, um aplicativo de celular, ou até mesmo, o seu espelho.

Lembretes são importantes e evitam atrasos e esquecimentos. Durante os períodos mais complexos de estudos, eles podem ser seus grandes aliados.

Identifique referências na odontologia

Universitários de odontologia

Você se inspirou em alguém para escolher a profissão de dentista? Se sua resposta é sim, ótimo. Sinal de que você já possui uma ótima referência para se espelhar durante os anos de faculdade como estudante de odontologia.

Caso você ainda não tenha essa pessoa, pode ser uma boa hora para procurar.

Uma boa dica é buscar influenciadores nessa área, para que você acompanhe o trabalho deles pelas redes sociais e saiba como pode ser a sua vida após a formatura.

Nem sempre estamos certos de qual caminhos seguiremos com o diploma na mão, e essas pessoas podem ser determinantes nas suas decisões. Bons exemplos são sempre inspiradores!

Estabeleça metas

Estudante de dentista

Depois de cinco anos de estudo intenso, muitas vezes saímos da faculdade sem ter noção de por onde começar ou onde conseguir nossa primeira oportunidade profissional. Já não somos mais um estudante de odontologia!

Para auxiliar nessa missão: estabeleça metas e monte seu plano profissional. Ele pode estar dividido em curto, médio e longo prazo, e ter objetivos diferentes.

Algumas perguntas são imprescindíveis nesse momento. “Quero seguir carreira acadêmica?” “Tenho interesse em alguma especialização?” “Quero ter meu próprio consultório?”

Depois de entender quais são suas metas, pense no tempo e esforço que você terá que distribuir para cada uma delas. Dessa forma, você começar a entender quais são suas prioridades e por onde começar.

Um boa dica é o seu tempo faculdade para pensar na sua especialização.

Procure os professores da área que você mais goste e converse com eles, ou se ofereça para uma monitoria. Quanto mais você conhecer cada uma delas, melhor. Aproveite seu momento como aluno de odontologia!

Outra coisa importante é você se conhecer antes de iniciar os estudos na odontologia. Atuar em um consultório odontológico envolve fazer coisas repetidas e é preciso ter familiaridade com rotinas regradas.

Com um plano pronto, é hora de agir! Não deixe aproveitar os contatos que fez como estudante de odontologia. Seus colegas de classe podem ser seus futuros sócios e parceiros de negócios.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.