Escultura dental é um conhecimento essencial do dentista

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Técnica auxilia na recuperação de dentes fraturados, lesionados ou ausentes

A escultura dental é uma habilidade fundamental e indispensável para qualquer cirurgião-dentista.

E para produzir uma escultura dental, é necessário saber cada detalhe, tamanho e proporção das estruturas dentárias, através de uma visão tridimensional.

Escultura dental é um conhecimento adquirido na faculdade de odontologia, onde o universitário aprende a desenvolver uma estrutura dentária constituída pelos mais diversos materiais restauradores.

O objetivo é fazer com que o estudante se acostume com o manejo do material, podendo se familiarizar com a técnica desde cedo.

Além de lecionada na faculdade de odontologia, o conhecimento ainda pode ser alcançado em diversos cursos de técnicos em prótese dental.

Assim, o dentista pode, no futuro, produzir uma estrutura nas corretas proporções do dente de seu paciente, de modo que ela se encaixe na mordida.

É importante que a armação seja extremamente próxima da imagem espelhada de seu outro dente no lado oposto da arcada dentária.

Importância da escultura dental

Uma das principais funções da odontologia é restaurar os dentes dos pacientes. Os principais agentes degradadores dentais, seja estética ou funcionalmente, são:

  • Cárie;
  • Traumas;
  • Hábitos Parafuncionais;
  • Fraturas de coroa e de raiz.

A escultura dental é a área da odontologia que visa prover o profissional de uma das ferramentas necessárias à realização deste trabalho de regeneração: a reprodução fiel da forma anatômica dos dentes naturais.

É através de profundo conhecimento anatômico, que a escultura dentária objetiva a reintegração estética no sorriso, utilizando os mais diversos materiais restauradores.

Além do conhecimento anatômico de cada dente, o estudo das relações funcionais dos dentes na cavidade bucal é de grande importância.

No relacionamento dos diferentes dentes dentro da mesma arcada, temos as relações interproximais. Na relação de contatos entre dentes de arcos antagonistas temos as relações oclusais ou, simplesmente, oclusão.

Principais funções dos dentes

A principal função dos dentes é agir como uma engrenagem fundamental para o bom funcionamento de todo o sistema digestivo.

Assim, ele é responsável por realizar o preparo mecânico dos alimentos sólidos, a fim de reduzi-los a partículas que possam ser facilmente deglutidas e digeridas.

O interessante é que cada grupo dental realiza uma função diferente. Os dentes incisivos, situados na parte da frente da boca, cortam os alimentos.

Os caninos possuem função semelhante, mas são bem mais pontiagudos e rasgam a comida com mais facilidade. Já os molares e pré-molares ficam encarregados pela trituração.

Além disso, os dentes ainda possuem uma série de funções importantíssimas, como:

  • Estética;
  • Proteção dos tecidos moles relacionados;
  • Fonação;
  • Oclusão.

Dessa maneira, é mais fácil entender que dentes ausentes são extremamente prejudiciais ao nosso organismo. Portanto, ter conhecimento sobre a anatomia e escultura dental se torna algo essencial para os dentistas.

Dicas sobre escultura dental

Inicialmente, o recomendado é utilizar guias e medidas. Afinal, não adianta manufaturar uma estrutura dental desproporcional a sua imagem espelhada.

Entre outros problemas, essa desproporcionalidade poderia trazer seríssimas questões oclusais ao paciente. Assim, é essencial desenvolver uma organização apta a se encaixar corretamente na cavidade bucal desejada.

Com o tempo, o profissional irá ganhar experiência. Dessa maneira, o dente é moldado com mais facilidade, proporcionando uma escultura dental de qualidade para o paciente.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.