Eletromiografia é importante para diagnóstico da DTM

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Exame avalia a atividade elétrica dos músculos

A tecnologia é um elemento importante para o avanço da medicina, e o exame de eletromiografia é prova disso.

Você sabia que o exame de eletromiografia, que é útil em diversas áreas da medicina, também pode ser utilizado pela Odontologia?

Eletromiografia é uma técnica utilizada na realização de exames de avaliação de nervos e músculos.

Funções da Eletromiografia

A principal função desse exame é a avaliação dos músculos, através da mensuração de sua atividade elétrica.

Isso significa que são analisados e levados em conta, por exemplo, a capacidade de contração e de aplicação de forças do músculo em questão.

Desse modo, ele pode ser utilizado tanto para o diagnóstico de problemas, quanto para acompanhar os resultados de algum tratamento.

A eletromiografia na odontologia é frequentemente utilizada para analisar a movimentação dos músculos presentes em funções vitais para o ser humano, como a mastigação.

Desse modo, a técnica ajuda no diagnóstico de uma disfunção temporomandibular (DTM), por exemplo.

Mais Sobre a DTM

A DTM é caracterizada por afetar a articulação temporomandibular.

Essa articulação, por sua vez, é responsável por fazer a ligação entre o maxilar e o osso temporal de crânio, além de ser uma das mais complexas que temos em nosso corpo.

Dessa maneira, ela é essencial para que possamos realizar os movimentos vitais da nossa cavidade oral.

Por isso, é comum que pessoas com DTM apresentem dificuldades para abrir ou fechar a boca.

Além disso, outros sintomas comuns para quem tem problemas de DTM são dores de cabeça, dores nos ouvidos, sensação de pressão atrás dos olhos e inchaços na face.

Em geral, os tratamentos para DTM contam com equipes multidisciplinares, incluindo profissionais como psicólogos e dentistas.

Isso porque as causas para esse problema podem ser diversas, desde possíveis traumas ou acidentes que tenham afetado a face da pessoa, até questões como o estresse, a ansiedade e a tensão.

A eletromiografia aplicada aos músculos da mastigação também pode ser útil para avaliação da oclusão dentária. Oclusão dentária é basicamente o encaixe entre a arcada dentária superior e a arcada dentária inferior.

Uma oclusão dentária inadequada pode prejudicar a realização de funções orais importantes como a mastigação, a deglutição e a fala.

Esse problema, em geral, é causado por fatores genéticos. Também por estar relacionado a hábitos nocivos durante a infância, como chupar chupeta por tempo prolongado.

Diferenças Entre Eletromiografia e Eletroneurografia

A eletromiografia é uma das técnicas que pode ser utilizada na realização dos exames de eletroneuromiografia.

Existe ainda uma outra técnica, que recebe o nome de eletroneurografia. A principal diferença entre essas duas técnicas é o modo como são realizadas.

O exame de eletromiografia é feito com o uso de eletrodos em forma de agulha.

Essas ferramentas são aplicadas diretamente na pele do paciente, até que se alcance o músculo a ser analisado.

Posteriormente, será necessário que o paciente realize alguns movimentos. Isso porque apenas assim os eletrodos conseguem captar o sinais.

Já o exame de eletroneurografia, utiliza sensores e estímulos elétricos para a captação dos sinais advindos de músculos e nervos.

Desse modo, diferentemente do exame de eletromiografia, não há inserção da ferramenta no interior da pele.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.