Distração osteogênica: uma nova saída para cirurgias ósseas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Distração osteogênica é uma cirurgia óssea que pode ser feita em alguns ossos do corpo, incluindo a mandíbula

Aqui na Simpatio, nós já falamos sobre algumas cirurgias orais como a cirurgia ortognática. No entanto, existem uma série de outras técnicas, por exemplo, a distração osteogênica.

Por isso, preparamos esse artigo completo sobre esse procedimento e seus usos. Para começar, definimos o que é a distração osteogênica:

Distração osteogênica é uma cirurgia óssea que visa o surgimento de um novo osso. A técnica é usada por médicos ortopedistas e cirurgiões-dentistas como uma cirurgia de reparação e reconstrução.

Para ficar mais claro, nós detalhamos a técnica abaixo. Confira:

Como é Feita a Distração Osteogênica?

Antes de começarmos, é preciso informar que a osteodistração que traremos nesse artigo é a técnica voltada para cirurgias orais e maxilofaciais.

Podem existir alterações de sua aplicação caso seja feita em outras partes do corpo. Agora, vamos a técnica:

Na cirurgia de distração osteogênica, o cirurgião-dentista irá seccionar o osso (seja alveolar, maxila ou mandíbula). Através de alguns mecanismos, o osso sofrerá uma separação gradual.

No espaço formado entre as duas margens ósseas, se criará um novo osso. Ele se forma por meio de uma regeneração, similar a ossificação intramembranosa.

É o corpo tentando juntar as duas secções novamente.

Essa técnica permitiu a cirurgia de distração osteogênica da sínfise mandibular (DOSM). Com a aplicação dessa cirurgia, é possível fazer o tratamento da discrepância transversal mandibular.

Ela cria uma sutura artificial, o que viabiliza a correção sem exodontia de pré-molares e sem causar prejuízos estéticos.

Onde a Distração Osteogênica é Feita?

Não é todo ortodontista que realiza cirurgias buco maxilofaciais e, dentre os que fazem cirurgias, poucos usam a técnica da distração.

A distração osteogênica mandibular e a distração osteogênica alveolar são realizadas apenas por alguns profissionais no país. Normalmente em regiões com universidades de referência em odontologia.

A cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, por exemplo, já conta com cirurgias de distração bem sucedidas e com registros acadêmicos das mesmas.

Higienização Após a Cirurgia

Você encontrou um profissional especializado, fez os exames e a cirurgia? Então, seu trabalho com a rotina de higiene só começou!

Após cirurgias bucais, a região oral fica mais suscetível a infecções e outros problemas. Por isso, é importante redobrar os cuidados de higiene.

Mesmo sendo importante manter a boca limpa após a cirurgia, é preciso tomar cuidado. O local da cirurgia não deve ser higienizado diretamente.

Logo, não se deve passar a escova em cima da ferida cirúrgica, pois isso gerará um trauma. Além disso, pode gerar sangramentos, rompimento dos pontos e até comprometimento da cicatrização.

Com isso, o recomendado é realizar bochecho com um antisséptico específico prescrito pelo seu dentista. Você também pode utilizar um cotonete umedecido no líquido antisséptico para higienizar o local delicadamente.

Assim, outras regiões da boca devem ser higienizadas normalmente com a escova e o fio dental.

Gostou de saber mais sobre a Distração Osteogênica? Confira mais artigos da Simpatio para descobrir novas técnicas e cirurgias realizadas pela odontologia.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.