DENTISTAS

Distração osteogênica: uma nova saída para cirurgias ósseas

Distração osteogênica: uma nova saída para cirurgias ósseas

Distração osteogênica é uma cirurgia óssea que pode ser feita em alguns ossos do corpo, incluindo a mandíbula

Aqui na Simpatio, nós já falamos sobre algumas cirurgias orais como a cirurgia ortognática. No entanto, existem uma série de outras técnicas, por exemplo, a distração osteogênica.

Por isso, preparamos esse artigo completo sobre esse procedimento e seus usos. Para começar, definimos o que é a distração osteogênica:

Distração osteogênica é uma cirurgia óssea que visa o surgimento de um novo osso. A técnica é usada por médicos ortopedistas e cirurgiões-dentistas como uma cirurgia de reparação e reconstrução.

Para ficar mais claro, nós detalhamos a técnica abaixo. Confira:

Como é Feita a Distração Osteogênica?

Antes de começarmos, é preciso informar que a osteodistração que traremos nesse artigo é a técnica voltada para cirurgias orais e maxilofaciais.

Podem existir alterações de sua aplicação caso seja feita em outras partes do corpo. Agora, vamos a técnica:

Na cirurgia de distração osteogênica, o cirurgião-dentista irá seccionar o osso (seja alveolar, maxila ou mandíbula). Através de alguns mecanismos, o osso sofrerá uma separação gradual.

No espaço formado entre as duas margens ósseas, se criará um novo osso. Ele se forma por meio de uma regeneração, similar a ossificação intramembranosa.

É o corpo tentando juntar as duas secções novamente.

Essa técnica permitiu a cirurgia de distração osteogênica da sínfise mandibular (DOSM). Com a aplicação dessa cirurgia, é possível fazer o tratamento da discrepância transversal mandibular.

Ela cria uma sutura artificial, o que viabiliza a correção sem exodontia de pré-molares e sem causar prejuízos estéticos.

Onde a Distração Osteogênica é Feita?

Não é todo ortodontista que realiza cirurgias buco maxilofaciais e, dentre os que fazem cirurgias, poucos usam a técnica da distração.

A distração osteogênica mandibular e a distração osteogênica alveolar são realizadas apenas por alguns profissionais no país. Normalmente em regiões com universidades de referência em odontologia.

A cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, por exemplo, já conta com cirurgias de distração bem sucedidas e com registros acadêmicos das mesmas.

Higienização Após a Cirurgia

Você encontrou um profissional especializado, fez os exames e a cirurgia? Então, seu trabalho com a rotina de higiene só começou!

Após cirurgias bucais, a região oral fica mais suscetível a infecções e outros problemas. Por isso, é importante redobrar os cuidados de higiene.

Mesmo sendo importante manter a boca limpa após a cirurgia, é preciso tomar cuidado. O local da cirurgia não deve ser higienizado diretamente.

Logo, não se deve passar a escova em cima da ferida cirúrgica, pois isso gerará um trauma. Além disso, pode gerar sangramentos, rompimento dos pontos e até comprometimento da cicatrização.

Com isso, o recomendado é realizar bochecho com um antisséptico específico prescrito pelo seu dentista. Você também pode utilizar um cotonete umedecido no líquido antisséptico para higienizar o local delicadamente.

Assim, outras regiões da boca devem ser higienizadas normalmente com a escova e o fio dental.

Gostou de saber mais sobre a Distração Osteogênica? Confira mais artigos da Simpatio para descobrir novas técnicas e cirurgias realizadas pela odontologia.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também