Benefícios do dissilicato de lítio na odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Material é composto a partir de óxido de lítio e vidro de silicato de alumínio

O avanço da tecnologia permite o descobrimento de materiais que potencializam ainda mais a eficácia dos procedimentos odontológicos. Como exemplo, podemos citar o dissilicato de lítio.

Conheça mais sobre o dissilicato de lítio e como esse material pode substituir aqueles que são tradicionalmente utilizados na odontologia, mas talvez não ofereçam resultados plenamente satisfatórios.

Dissilicato de lítio é um tipo de cerâmica vítrea, livre de metais em sua composição. Desse modo, ele pode ser utilizado na confecção de cerâmicas dentárias.

Além disso, o dissilicato de lítio na odontologia também é útil para procedimentos de restauração dentária.

Características do Dissilicato de Lítio

Esse sistema cerâmico tem em sua composição cristais de dissilicato de lítio, que representam cerca de dois terços do produto.

Para a criação desses cristais, é preciso realizar uma adição entre óxido de lítio e vidro de silicato de alumínio, produzindo cristais em forma de agulha.

Posteriormente, os cristais são unidos por meio da cerâmica vítrea. Por isso, apresentam coloração translúcida e que reflete a luz.

É graças aos cristais que uma das principais propriedades do dissilicato de lítio pode ser notada: sua resistência.

Assim, o dissilicato se torna um material útil para a confecção de:

  • Coroas inlays e onlays;
  • Facetas odontológicas finas;
  • Coroas parciais anteriores;
  • Coroas posteriores;
  • Pontes em três unidades anteriores;
  • Pontes e superestruturas de implantes até o segundo pré-molar;

Além da alta resistência, outra das vantagens do dissilicato de lítio está em sua translucidez.

Isso porque a característica permite a utilização do material para fabricação de restaurações monolíticas, completamente anatômicas e que contém com contorno integral.

A coloração do material pode ser controlada por meio da adição ou da dissolução de íons polivalentes no interior da cerâmica vítrea.

Dissilicato de Lítio na restauração indireta

A restauração indireta é um procedimento que permite a reabilitação de um dente, devolvendo sua forma e função originais.

Em geral, esse processo pode ser aplicado em dentes que sofreram perdas de partes da sua estrutura por causa de cárie dentária, quebras, traumas ou tratamento de canal.

Como dito anteriormente, o material pode ser utilizado para a confecção de restaurações indiretas.

Isso porque ele pode ser usado para substituir os materiais metalocerâmicos. Ou seja, que contém metal em sua composição.

A utilização de materiais com metal pode ser prejudicial para o paciente, quando falamos em estética e durabilidade do material.

Assim, as restaurações estéticas com dissilicato de lítio, além de deixarem o sorriso do paciente esteticamente mais agradável, também apresentam maior resistência.

Disslicato de Lítio na cerâmica odontológica

Entre as vantagens do uso desse material nas cerâmicas odontológicas, podemos citar suas propriedades estéticas e sua biocompatibilidade.

Desse modo, o dissilicato é especialmente indicado para próteses parciais ou fixas compostos de três elementos localizados até o 2º pré-molar.

Assim, podemos concluir que o uso adequado do dissilicato de lítio permite que o profissional ofereça um serviço mais completo e, principalmente, duradouro. Isso aumenta o nível de satisfação do paciente e faz com que o objetivo final do tratamento seja plenamente alcançado: devolver sua autoestima e qualidade de vida.

Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.