DENTISTAS

Dióxido de cloro pode auxiliar no combate do mau hálito

Dióxido de cloro pode auxiliar no combate do mau hálito

Entenda como o elemento é utilizado para melhorar a nossa saúde bucal

Quem sofre com o mau hálito sabe o quão constrangedor o problema pode ser, não é mesmo? Entretanto, existem diversos tratamentos para combater o incômodo como, por exemplo, a utilização do dióxido de cloro.

Dióxido de cloro é um composto químico com a fórmula ClO2. Sendo um dos vários óxidos de cloro existentes, ele é um potente e usual agente oxidante usado em tratamento de água e alvejamentos diversos. Mas a substância também possui aplicação importante na odontologia.

O dióxido de cloro é encontrado em vários enxaguantes bucais e tem propriedade antibacteriana de grande eficácia. Ele auxilia a combater os mais diversos problemas bucais, além de combater os odores terríveis provocados pela halitose.

Dióxido de Cloro e Saúde Bucal

Devido a sua atuação bactericida, além de ser utilizado no combate da halitose através da utilização de enxaguante bucal com dióxido de cloro, a substância ainda possui outra aplicação odontológica.

Assim, ele começou a ser indicado para certos tratamentos periodontais por conta de sua ação biológica, que inclusive não causa danos a boca dos pacientes.

Fora isso, o dióxido pode ser aplicado como recurso terapêutico para a eliminação da saburra lingual. É importante destacar que a substância não tem relação alguma com o cloro, mesmo que o cloro seja o elemento ativo.

Qual o motivo da utilização do dióxido de cloro?

Agora você irá entender o motivo da utilização de enxaguatório à base de dióxido de cloro. Talvez uma das principais justificativas seja que o elemento não altera o sistema de nossa microbiota bucal.

Por fazer parte de um enxaguante bucal, o dióxido de cloro pode facilmente ser ingerido de forma acidental. Entretanto, ele não causa nenhum dano ao nosso organismo, sendo altamente recomendado.

Além disso, como é um composto sem adição de álcool em sua fórmula, não possui restrição de idade, podendo inclusive ser utilizado por crianças bem novas.

Outras vantagens que o produto possui é que ele não provoca manchas nos dentes e os pacientes diabéticos podem utilizar sem medo, afinal não há presença de açúcar em sua fórmula.

Entretanto, é válido lembrar que o enxaguante é apenas um complemento à nossa higiene bucal.

Assim, apesar de propiciar resultados extremamente satisfatórios, deve sempre ser acompanhado de uma excelente escovação e utilização do fio dental todos os dias.

Quando utilizar o enxaguante bucal?

Não é indicado o uso mais de uma vez por dia para pessoas que não tem problemas de cárie ou gengivite. Outros pacientes devem seguir as instruções do dentista sobre a quantidade de vezes que se deve usar o produto.

É preferível o uso do enxaguante bucal apenas no período da noite. É nessa hora do dia que a salivação da boca diminui, permitindo com que a substância permaneça mais tempo nos elementos bucais.

Agora você já conhece um pouquinho mais sobre o dióxido de cloro e suas aplicações no meio odontológico. Lembre-se, o produto proporciona resultados bastante satisfatórios. No entanto, deve ser utilizado com moderação.

ACESSO RÁPIDO
    Valdir de Oliveira
    Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

    Leia também