Microbiota bucal saudável mantém doenças afastadas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda a importância da microbiota para a nossa cavidade bucal

A cavidade bucal do ser humano é composta por diversas estruturas diferentes, como dentes, sulco gengival, bochechas, palato, entre outros. No meio de todas essas estruturas encontramos a microbiota bucal.

Apesar do nome pouco familiar, é fundamental dizer que a microbiota bucal está presente em nossa boca desde o nosso nascimento.

Microbiota bucal refere-se a todas as colônias de microrganismos que habitam a nossa cavidade bucal desde o nascimento até o fim de nossas vidas.

É importante fundamentar que entramos em contato com esses microrganismos logo no momento do parto. Nessa hora, as vias nasais do recém nascido entram em contato com organismos presentes na vagina da mãe.

Ainda quando crianças, tendemos a levar objetos e alimentos que caíram no chão a nossa boca. Desse modo, essa ação contribui para o aumento de nossa microbiota oral.

Na fase adulta, a microbiota já está estabilizada em número e espécie, uma vez que o indivíduo já obteve contato com um vasto número de microrganismos durante sua vida.

Sobre a microbiota bucal

A microbiota bucal é a mais complexa de todo o nosso corpo. Falando apenas de bactérias, existem mais de 30 gêneros diferentes e mais de 500 espécies diferentes. Contudo, a microbiota residente não causa doenças.

Apenas alguns fatores podem desencadear um desequilíbrio no estado de saúde geral: má higiene bucal, alimentação rica em sacarose e outros dissacarídeos, levando ao crescimento excessivo destes microrganismos residentes.

Esses por sua vez geram muitos metabólitos nocivos (ácidos, acético, lático, succínico, fórmico, enzimas proteolíticas, endotoxinas) às células, causando à cavidade oral doenças infecciosas como:

  • cáries;
  • periodontites;
  • abscessos orofaríngeos;
  • angina de Ludwig;
  • halitose;
  • câncer bucal em casos sem tratamento.

Como manter a microbiota saudável

Existem algumas medidas e cuidados bucais que devem ser tomadas visando a preservação da saúde dos dentes e da boca. Confira alguns dos passos essenciais da limpeza bucal:

Uma dica boa e simples é escovar os dentes ao menos três vezes por dia, incluindo nos momentos após acordar, depois das refeições e antes de dormir.

Além disso, a língua não deve ser deixada de fora, uma vez que nela também pode haver um acúmulo muito grande de bactérias. Assim, para potencializar a limpeza, também escove a língua.

É recomendada a utilização de escovas com cerdas macias e movimentos leves. Escovas com cerdas duras e movimentos bruscos agridem os dentes e, podem causar o desgaste do esmalte dentário e traumas na gengiva.

Além disso, as pessoas podem recorrer à escova interdental, feita para deslizar facilmente no espaço entre os dentes.

Os cremes dentais que contêm flúor em sua composição são úteis e indicados para promover a limpeza dentária.

Após a escovação, é hora de passar o fio dental. O fio é um excelente aliado na prevenção contra a aglomeração de restos de alimentos e placa bacteriana nos dentes.

Porém, é necessário realizar movimentos cuidadosos, evitando ferimentos e danos nos tecidos gengivais.

O enxaguante bucal também pode ser utilizado para complementar ainda mais a higienização da boca. Desse modo, essa substância age no controle químico das bactérias, além de proporcionar um hálito agradável.

Contudo, o uso do enxaguante bucal não pode ocorrer como substituição a uma boa escovação dos dentes.

Assim, seguindo esses hábitos você conseguirá manter uma microbiota bucal saudável. Com isso, você ficará longe das mais diversas doenças bucais.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.