Diagrama de Andrade é ferramenta de planejamento ortodôntico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Conheça mais sobre o planejamento com diagrama de Andrade

Qualquer procedimento na área da saúde requer um planejamento. E a odontologia não fica de fora, principalmente quando falamos em casos de má oclusão dentária. Isso porque um planejamento adequado se mostra essencial para acertar nas técnicas que serão utilizadas para o ajuste dos dentes. Desse modo, o diagrama de Andrade recebe destaque.

Entenda a função do diagrama de Andrade para o planejamento de um tratamento em ortodontia e confira um passo a passo de como fazê-lo.

Diagrama de Andrade é uma espécie de representação gráfica que permite o estudo e análise da arcada dentária mandibular, da discrepância cefalométrica e da discrepância de modelo.

Dessa maneira, esse método pode auxiliar no diagnóstico de problemas referentes à oclusão dentária. Além disso, ele pode facilitar o planejamento ortodôntico dos mesmos.

Como fazer um Diagrama de Andrade?

O profissional pode seguir alguns passos do desenho para fazer o diagrama de Andrade:

Inicialmente, deve-se traçar uma linha horizontal entre os pontos C-C’. Essa linha deve contar com tamanho igual a altura H multiplicada pela constante 1.155.

Em seguida, deve-se marcar um ponto médio entre a linha formada pelos pontos C-C’. Esse ponto será o ponto O. Ainda, uma perpendicular com metade do tamanho da altura H será levantada.

Assim,  na extremidade dessa perpendicular, pode-se marcar o ponto A.

Para fazer a marcação do ponto O’, utiliza-se um compasso com a abertura em tamanho igual a soma mésio-distal dos dentes incisivos central e lateral e do dente canino de uma hemí-arcada inferior.

A mesma abertura de compasso será utilizada para marcação de um semicírculo que deverá passar sobre o ponto A.

Posteriormente, essa abertura será utilizada novamente, agora para marcar o lado direita e o lado esquerda de um semicírculo entre os pontos D e D’;

Em seguida, mais um semicírculo será traçado entre o ponto D’ e a linha C-C’. Por fim, o diagrama será completo com a finalização do semicírculo. Para isso, o compasso deve estar apoiado em C’ e o grafite em D.

O último passo é a união dos pontos D e D’, que correspondem as superfícies distais dos dentes caninos com uma reta e marcar os pontos correspondentes aos primeiros e segundos pré-molares.

Importância do Planejamento Ortodôntico

Essa é, talvez, a parte mais importante de um tratamento em ortodontia.

Essa etapa inclui a reunião de informações referentes ao diagnóstico do paciente e o planejamento dos procedimentos que serão realizados com o intuito de promover o alinhamento dentário.

Além disso, a previsão do tempo que será necessário para a finalização do tratamento e quais são as técnicas mais indicadas são fatores importantes.

Para possibilitar a melhor análise por parte do profissional, é realizada uma série de exames durante a fase do planejamento.

Ainda, a cooperação por parte do paciente é crucial. Sendo assim, conversas, discussões e esclarecimentos em relação ao tipo de tratamento mais indicado são feitas.

Isso permite que o paciente tenha ciência das vantagens e desvantagens envolvidas no tratamento que possivelmente será escolhido.

Por esses motivos, o planejamento, utilizando inclusive o diagrama de Andrade, é essencial para qualquer processo ortodôntico.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.