Curva de Wilson na identificação de alterações do plano oclusal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Relevância da curva de Wilson na oclusão dentária

Uma boca saudável e um sorriso bonito, entre outros fatores, inclui uma oclusão adequada. Ou seja, uma mordida e encaixe dentário ideal. Para isso o dentista especialista utiliza alguns métodos de análise, como a curva de Wilson.

A análise por meio da curva de Wilson é um importante método na identificação de alterações no plano oclusal. Mas você sabe o que é a cura de Wilson?

Curva de Wilson é um fenômeno observado durante a fase de erupção dos molares, ou seja, no período de dentição mista (decídua e permanente).

Trata-se da inclinação dos molares inferiores para lingual e dos superiores para vestibular, quando os arcos são observados em oclusão sob vista frontal.

Porém, antes de entender mais sobre a curva de Wilson, você deve saber o que é o plano oclusal.

O Que é Plano Oclusal?

O plano oclusal é um termo ortodôntico importante na obtenção da harmonia facial. Ele corresponde a uma superfície imaginária que toca todas as bordas e protuberâncias de contato dos dentes.

Ele é traçado por uma linha reta desde a oclusal do último dente inferior erupcionado até à borda incisal dos incisivos centrais inferiores.

A ortodontia atua no estabelecimento de mudanças no plano oclusal, a fim de alcançar ao plano oclusal ideal.

As biomecânicas usadas na ortodontia podem atuar na rotação do plano oclusal no sentido horário, para a abertura da mordida, ou sentido anti-horário, para o fechamento da mordida.

O plano oclusal também pode ser muito importante em confecções da prótese dentária, por exemplo.

Principalmente quando se trata de prótese total, já que o cirurgião-dentista deve saber escolher o plano oclusal. Afinal, essa escolha pode possibilitar a reabilitação de pacientes usuários dessa prótese de forma eficiente.

O Que é a Curva de Wilson?

A curva de Wilson é a inclinação para lingual dos dentes inferiores e posteriores, verificadas em 1911, por Wilson G. H..

Essas inclinações são observadas como uma linha que tangencia a curvatura oclusal, no sentido transversal, por meio das pontas de cúspides vestibulares e linguais dos dentes inferiores posteriores.

Há a possibilidade, também, de haver uma curva de Wilson negativa. Ou seja, quando os processos alveolares são inclinados para o palato.

Existem outras curvas de compensação no planos sagital e frontal, são as curvas de Spee e Monson, sendo que cada uma delas traça uma linha distinta.

A diferença entre curva de Spee e de Wilson, por exemplo, é que a curva de Spee é uma curva de compensação mastigatória caracterizada por uma linha curva no sentido ântero-posterior.

Ela tangencia as pontas de cúspides vestibulares dos dentes posteriores e as bordas incisais dos dentes incisivos.

Qual a Importância de uma Boa Oclusão Dentária?

A mordida, ou a oclusão dentária, é uma relação da arcada superior e inferior no toque desses dentes.

Portanto, a oclusão dentária abrange o funcionamento, a dinâmica e a morfologia dos dentes, envolvendo as articulações temporomandibulares, os dentes, esqueleto craniofacial e sistema neuromuscular.

Uma má oclusão pode ocasionar diversos problemas, tais como:

  • Fadiga
  • Tensão
  • Hiperatividade
  • Espasmos musculares
  • Deslocamentos mandibulares
  • Comprometimento da mastigação

Dessa forma, a correção de uma disfunção relacionada à má oclusão dentária é muito importante.

Assim, consultas de rotina ao dentista são essenciais para que o profissional possa analisar a oclusão por meio da curva de Wilson, por exemplo.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!