Curva de Spee: elemento importante na oclusão dentária

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui as características da curva de spee na área da odontologia

Na hora de ir ao cirurgião-dentista de confiança, o profissional irá analisar o seu encaixe dentário. Assim, ele entende se a sua oclusão está adequada ou não. Para chegar a alguma conclusão, o profissional utiliza alguns recursos. O método de análise da Curva de Spee é um exemplo.

Junto com ela, outros recursos também são analisados para ver se o paciente tem o encaixe ideal ou apresenta má oclusão dentária. Mas, afinal, o que é a Curva de Spee?

Curva de Spee é uma linha projetada no sentido ântero-posterior sobre os dentes superiores e inferiores. Ela deve tangenciar as pontas de cúspides vestibulares dos dentes posteriores e as bordas incisais dos incisivos.

Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a Curva de Spee. Vamos começar?

Recursos Além da Curva de Spee

Além da Curva de Spee, outros métodos também são analisados para ver se o paciente apresenta alteração no encaixe dentário.

Por isso, os profissionais estudam o plano oclusal e a Curva de Wilson.

O plano oclusal é a linha reta traçada sobre os dentes inferiores. A linha vai desde a oclusal do último dente inferior já erupcionada até a borda incisal dos incisivos inferiores centrais.

Enquanto isso, a Curva de Wilson é a linha traçada de forma tangencial em relação à curva oclusal. A linha é arquitetada por meio das cúspides vestibulares e linguais dos dentes posteriores inferiores.

Isso no sentido transversal.

Todos esses conceitos são essenciais para entender se o paciente apresenta alguma alteração do plano oclusal.

Quais Profissionais São Indicados Para Ver o Encaixe Dentário?

Como já vimos, estamos analisando o encaixe dentário. Por isso, os profissionais mais indicados para estudar, diagnosticar e tratar possíveis más oclusões são os ortodontistas.

O ortodontista é o profissional da área da odontologia responsável pela correção das posições dos dentes e ainda pelos ossos maxilares.

Assim que o diagnóstico for feito, o profissional indicará alternativas de tratamentos para a correção da oclusão.

Alternativas de Tratamento

Assim que o profissional notar alguma alteração no aspecto oclusal, ele pode indicar tratamentos para corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares.

Com isso, a oclusão dental é corrigida e o paciente garante a estética, a função fonética e função mastigatória. Além disso, são evitados problemas futuros, como:

  • Dificuldades para respirar;
  • Altas chances de desgaste dentário;
  • Dores na cabeça;
  • Dores no pescoço;
  • Dores no maxilar;
  • Dores na mandíbula;
  • Desarmonia facial;
  • Problemas com a função fonética;
  • Limitação da abertura bucal;
  • Aumento no risco de problemas bucais;
  • Má postura;
  • Perda precoce de dentes definitivos; e
  • Problemas na coluna.

Quais são esses tratamentos? Bom, o ortodontista examina o quadro clínico do paciente antes de indicar o melhor tratamento.

Para isso, ele faz exames e radiografias para o diagnóstico correto de má oclusão.

Os tratamentos ortodônticos que visam resolver o problema da má oclusão estão relacionados ao uso de aparelhos fixos ou móveis.

Mas, nos casos mais agressivos, o tratamento pode incluir cirurgias corretivas ou até a extração de alguns dentes.

Assim, visitas regulares ao cirurgião-dentista são essenciais para o profissional analisar a oclusão dentária a partir da Curva de Spee, por exemplo.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.