Tipos de mordida e seus impactos na arcada dentária

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Inadequações na mordida podem gerar consequências para a saúde bucal

Já parou para analisar a sua mordida? Esse ato rotineiro, se realizado de maneira equivocada, pode causar uma série de problemas bucais. Por isso, precisamos estar cientes dos tipos de mordida e seus efeitos na arcada dentária.

Existem vários tipos de mordida. E para saber se estamos cometendo algum erro durante o ato de abrir e fechar a boca precisamos consultar, preferencialmente, um ortodontista.

Dentre as consequências que podem acometer os pacientes que mordem errado estão problemas na mastigação, na fala e até mesmo desgaste nos dentes. O efeito dessa inadequação vai depender dos tipos de mordida.

Os defeitos na mordida podem passar despercebidos em grande parte dos casos, já que dentes alinhados e posicionados de maneira correta conseguem mascarar a falha ortodôntica.

Por isso, é importante identificar os sintomas e cada uma das características da mordida. Na consulta com o dentista é possível fazer isso, e com o diagnóstico correto, o profissional irá definir o curso do tratamento.

Os tipos de mordida

É importante ressaltar que aqui estamos classificando as mordidas que trazem riscos à saúde bucal. Afinal, se você está realizando o movimento de maneira correta, não há com o que se preocupar. Confira as variedades:

  • Mordida Profunda –  se caracteriza pelo exagero no encaixe dos dentes do maxilar superior com o inferior, fazendo com que eles toquem o céu da boca. Dificulta a mastigação, causa dores na cabeça e na região da mandíbula.
  • Mordida Aberta – é caracterizado pela ausência de contato entre os dentes superiores e inferiores, resultado no sorriso aberto. Essa mordida costuma ser mais visível nos dentes da frente, mas também pode acometer os posteriores. O sintoma mais comum é a dor ou dificuldade ao mastigar.
  • Mordida Cruzada – essa mordida é bastante similar à alguns casos de prognatismo, já que os dentes inferiores ficam por cima dos superiores. Eles podem se deslocar para o lado direito, esquerdo ou ambos. Esses pacientes frequentemente apresentam assimetrias faciais e problemas de articulação na região.
  • Prognatismo – também é conhecido como “queixo grande” e acontece quando a mandíbula inferior ultrapassa os dentes da maxila superior. Pacientes com esse problema apresentam queijo avantajado, lábio inferior volumoso e dificuldade de mastigar.
  • Retrognatismo – é o oposto do prognatismo. É caracterizado pelo crescimento da maxila superior em relação a inferior, deixando o paciente com o queixo recolhido e o nariz proeminente.
  • Apinhamento – os problemas de mordida podem acontecer quando o há um espaço muito pequeno na boca para comportar todos os dentes. Essa condição é chamada de apinhamento e pode gerar dores e questões no alinhamento dos dentes.
  • Diastema – é oposto do apinhamento e se manifesta quando existem falhas ou espaços muito grandes entre os dentes da arcada.

Tratamentos para cada tipo de mordida

O ortodontista é o profissional mais adequado para corrigir qualquer um dos problemas na mordida. Quando diagnosticados ainda cedo, durante a infância do pacientes, os tratamentos têm mais chances de efetividade.

Geralmente, é indicado o uso de aparelhos ortodônticos adequadas para cada um dos tipos de mordida. O tempo de uso será decidido pelo dentista e vai depender da gravidade de cada um das alterações.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!