Curetagem pulpar pode manter a vitalidade dentária

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como o procedimento deve ser efetuado e qual a sua relevância

As restaurações tem como principal objetivo restabelecer a anatomia e a funcionalidade dos dentes, mantendo, quando possível, a vitalidade pulpar. Por isso, diversos especialistas utilizam a técnica da curetagem pulpar.

Elas geralmente ocorrem quando o paciente sofre algum dano profundo em seu órgão dental, resultado de uma cárie ou fratura. Assim, entre diversos outros procedimentos, é necessária a realização da curetagem pulpar.

Curetagem pulpar consiste na remoção superficial de uma polpa coronária exposta. Isso é importante pois a estrutura pode estar potencialmente contaminada por microrganismos do meio bucal.

Restauração Dentária e a Curetagem Pulpar

Antes de iniciar a restauração, é necessário que o dentista efetue um diagnóstico detalhado para checar se o procedimento é realmente necessário.

É comum que, durante a primeira consulta, o profissional utilize um espelho para observar o real estado do ou dos dentes afetados.

Além disso, caso a dúvida permaneça, ele pode optar por pedir exames radiográficos para o seu paciente.

Dessa forma, é possível obter um diagnóstico mais preciso e, consequentemente, um melhor tratamento do dente do paciente e da cavidade pulpar do órgão.

Assim, o procedimento pode ser realizado da seguinte maneira:

  • Diagnóstico de cárie ou dente fraturado;
  • Escolha da restauração dental como tratamento;
  • No dia do procedimento, o dentista utiliza a anestesia local;
  • O dentista remove a parte deteriorada e faz uma limpeza;
  • Realização da curetagem pulpar caso exista algum remanescente pulpar com possibilidade de contaminação;
  • Depois da limpeza, o dentista preenche a cavidade vazia com um material específico;
  • Por fim, o espaço é fechado e as bactérias são impedidas de entrar.

O Que Pode Causar uma Injúria Pulpar?

O dano na polpa do dente pode se desenvolver de diversas maneiras. Entre elas, podemos citar:

  • Uma cárie, que é uma lesão de origem bacteriana;
  • Um trauma, que é uma lesão de origem mecânica;
  • Um preparo cavitário, que é uma lesão/acidente de origem física;
  • Uma lesão ocasionada por algum tipo de material, ou seja, de origem química.

Qual é a Importância da Curetagem Pulpar?

Como sabemos, diversas doenças e infecções podem se proliferar em nossa cavidade oral, principalmente nos dentes, devido a presença de bactérias e outros microrganismos danosos.

A partir disso, é possível observarmos a importância da curetagem pulpar. Caso o selamento de uma restauração ocorra sem que a cavidade pulpar esteja completamente higienizada, podem haver sérias complicações.

E, um dos mais graves entre eles, é a necrose pulpar. Trata-se da falência do sistema de nervos e irrigação sanguínea do dente que ficam na região chamada de polpa dental.

Quando isso acontece, o sistema vascular e nervoso que traz vitalidade ao dente para de funcionar. Ou seja, o dente morre. No início, a necrosa não causa dor.

Entretanto, com o passar do tempo, o paciente pode se queixar de sensibilidade e inchaço no local. Aliado a isso, o dente pode escurecer, acarretando em incômodos estéticos.

Portanto, a curetagem pulpar, o preparo cavitário e a restauração dentária são procedimentos importantes para a Odontologia e para manter a saúde bucal em dia.

Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.