Curcuma zedoaria ajuda no combate do mau hálito

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como a planta medicinal atua beneficiando o nosso organismo

Você já ouviu falar sobre a curcuma zedoaria? Trata-se de uma erva perene da família Zingiberaceae, nativa do sul da Ásia.

A curcuma zedoaria geralmente cresce em regiões com bastante umidade, em florestas tropicais e subtropicais. Sua planta é bastante perfumada e possui flores amarelas com detalhes em vermelho.

Curcuma zedoaria é extremamente conhecida e utilizada por possuir uma série de propriedades medicinais que podem beneficiar o nosso organismo e, inclusive, a nossa saúde oral.

Benefícios da curcuma zedoaria para a nossa saúde bucal

Segundos pesquisas, a curcuma zedoaria é um potente combatente ao mau hálito. Ela possui ação digestiva, o que auxilia na inibição da secreção ácida estomacal, ajudando a eliminar ou minimizar a halitose.

Entretanto, ela atua principalmente no combate do mau hálito de origem digestiva. Isso porque a planta medicinal age em todo o trato gastrointestinal.

Assim, ela interfere na produção de várias secreções envolvidas nesse processo, proporcionando um melhor funcionamento da digestão.

Geralmente, o mau hálito de origem digestiva ocorre em pessoas que estão em jejum. Com isso, em busca de energia, o corpo começa a queimar gorduras.

Assim, substâncias a base de enxofre são liberadas, produzindo o mau cheiro. A zedoária, além de auxiliar no processo digestivo, ainda proporciona uma agradável e duradoura sensação de frescor.

Outras maneiras de combater o mau hálito de origem digestiva

Além do consumo de curcuma zedoaria, ainda existem outras maneiras de combater o mau hálito de origem digestiva. Tais como:

Beber bastante água

Se ficamos por muito tempo com a boca fechada, a proliferação de bactérias se acelera. É o que acontece, por exemplo, enquanto dormimos.

Sem a produção de saliva, o mau cheiro se instala facilmente. Portanto, é importante beber água pois ativa a salivação e lava a boca, eliminando grande parte das bactérias que ali estavam e evitando o problema.

Fora isso, o processo de salivação auxilia bastante em nosso processo digestivo. Dessa forma, problemas relacionados a essa região de nosso corpo podem ser evitados, inibindo a halitose.

Alimentos específicos

Algumas iguarias ajudam na higiene bucal e no processo digestivo. São elas:

  • Frutas cítricas;
  • Vegetais;
  • Ervas;
  • Alimentos que possam ser ingeridos com casca.

Outros benefícios da curcuma para o organismo

Atualmente, a curcuma zedoaria é alvo de diversas pesquisas que investigam o seu potencial para o tratamento de câncer cervical e sua capacidade de potencializar a quimioterapia e a radioterapia.

É importante ressaltar que nenhum medicamente, mesmo que origem vegetal, deve ser usado sem a indicação de um profissional. Portanto, procura por um médico ou dentista antes de fazer uso da curcuma.

Diversos estudos analisaram as propriedades antitumor, genotoxicidade e capacidade de inibir a mutação dos polissacarídeos da planta.

As pesquisas demonstraram que uma fração de polissacarídeos presentes na curcuma foi capaz de diminuir o tamanho de tumores em animais e prevenir a mutação cromossômica.

Em alguns países asiáticos, a planta ainda é misturada com canela, mel e pimenta e administrada aos bebês e doentes para o tratamento de resfriados.

Ela é bastante útil em casos de cólicas flatulentas, provocadas por debilidade de órgãos digestivos, o mesmo fator causador do mau hálito.

Na parte externa de nosso corpo, as raízes da curcuma zedoaria são indicadas para a limpeza de feridas e tratamento outros distúrbios que possam prejudicar a pele.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.