Escovar os dentes com cúrcuma prejudica a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Não existem comprovações científicas sobre os possíveis benefícios da cúrcuma na odontologia

A preocupação em ter dentes brancos faz as pessoas recorrerem a procedimentos que não possuem um estudo fundamentado para saber suas reais influências sobre as estruturas dentárias, como é o caso da cúrcuma.

Dessa forma, escovar os dentes com cúrcuma pode trazer efeitos adversos sem que o paciente saiba. Outro produto que no momento está com grande popularidade, mas que se encaixa no mesmo quesito, é o carvão ativado.

Cúrcuma é uma planta que tem uma longa raiz de coloração alaranjada. Ela é usada como especiaria em vários países, principalmente no campo da culinária, em forma de pó.

Ela também é conhecida como raiz-do-sol, açafrão-da-Índia, tumérico, açafrão-da-terra ou só como açafrão.

O uso da cúrcuma

Os usos da cúrcuma em pó

A cúrcuma pertence à família do gengibre e tem origem asiática. Por isso, é bastante utilizada na Índia e na Indonésia.

Sua raiz é moída e dela se obtém um pó que é muito usado na culinária e até na produção de medicamentos. Há a possibilidade de usufruir de suas folhas para fazer chás.

Em excesso, acaba irritando o estômago, causando enjoo. Ela não é recomendada para pacientes que fazem uso de medicamentos anticoagulantes, que sofram de obstrução das vias biliares, que estejam grávidas ou sejam lactantes.

Sobre os remédios anticoagulantes, em específico, a cúrcuma pode bloquear sua atividade.

Efeitos da cúrcuma

Os efeitos cúrcuma na odontologia são maléficos

Aderi-la à cozinha pode fazer o corpo receber uma ação anti-inflamatória, antioxidante e antibacteriana, além de ajudar na digestão. Seu princípio ativo é a curcumina.

Seus efeitos são:

  • Ajudar na perda de peso;
  • Auxiliar na recuperação de resfriados e gripes;
  • Desintoxicar o fígado;
  • Regular a flora do intestino;
  • Produzir estímulos no sistema imunológico;
  • Regular os níveis de colesterol.

Escovar os dentes com cúrcuma

Não use cúrcuma para escovar os dentes

Como dissemos, embora ela seja bastante empregada na gastronomia, não há evidências científicas que aprovem o uso da cúrcuma para escovar os dentes.

A polêmica surgiu quando algumas pessoas começaram a divulgar que a substituição dos cremes dentais pela cúrcuma em pó traria benefícios ao dente, como deixá-los mais limpos e mais brancos, servindo como um método de clareamento dental caseiro.

No entanto, é importante ressaltar que as pastas de dente existentes no mercado são aprovadas e testadas. Sua composição foi desenvolvida para proteger os dentes. Então, devemos desfrutar somente delas!

O produto cria porosidades e é abrasivo. Assim, a cúrcuma na odontologia danifica o esmalte.

Ela também não consegue retirar com eficiência a placa bacteriana e os resquícios de comida. Por essa razão, as chances de desenvolver doenças periodontais, por exemplo, aumentam.

Em decorrência de sua forte coloração, facilita o amarelamento dos dentes.

Higiene bucal completa sem cúrcuma

Escovar os dentes com cúrcuma é uma medida que prejudica a saúde bucal

Para efetuar uma higiene bucal completa, escove os dentes sempre após as refeições, antes de dormir e ao acordar. Não se esqueça do fio dental, pois ele limpa as áreas da boca que estão fora do alcance da escova.

Por fim, faça um bochecho com enxaguante bucal, que age no controle químico da placa. Portanto, opte sempre pelo que for assegurado pela ciência!

No caso, o creme dental, e não a cúrcuma. Se souber de algum rumor da mesma linhagem, espere por estudos que comprovem o fato. Na dúvida, pergunte a quem entende do assunto: o dentista.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.