Entenda como a planta medicinal atua beneficiando o nosso organismo
Você já ouviu falar sobre a curcuma zedoaria? Trata-se de uma erva perene da família Zingiberaceae, nativa do sul da Ásia.
A curcuma zedoaria geralmente cresce em regiões com bastante umidade, em florestas tropicais e subtropicais. Sua planta é bastante perfumada e possui flores amarelas com detalhes em vermelho.
Curcuma zedoaria é extremamente conhecida e utilizada por possuir uma série de propriedades medicinais que podem beneficiar o nosso organismo e, inclusive, a nossa saúde oral.
Benefícios da curcuma zedoaria para a nossa saúde bucal
Segundos pesquisas, a curcuma zedoaria é um potente combatente ao mau hálito. Ela possui ação digestiva, o que auxilia na inibição da secreção ácida estomacal, ajudando a eliminar ou minimizar a halitose.
Entretanto, ela atua principalmente no combate do mau hálito de origem digestiva. Isso porque a planta medicinal age em todo o trato gastrointestinal.
Assim, ela interfere na produção de várias secreções envolvidas nesse processo, proporcionando um melhor funcionamento da digestão.
Geralmente, o mau hálito de origem digestiva ocorre em pessoas que estão em jejum. Com isso, em busca de energia, o corpo começa a queimar gorduras.
Assim, substâncias a base de enxofre são liberadas, produzindo o mau cheiro. A zedoária, além de auxiliar no processo digestivo, ainda proporciona uma agradável e duradoura sensação de frescor.
Outras maneiras de combater o mau hálito de origem digestiva
Além do consumo de curcuma zedoaria, ainda existem outras maneiras de combater o mau hálito de origem digestiva. Tais como:
Beber bastante água
Se ficamos por muito tempo com a boca fechada, a proliferação de bactérias se acelera. É o que acontece, por exemplo, enquanto dormimos.
Sem a produção de saliva, o mau cheiro se instala facilmente. Portanto, é importante beber água pois ativa a salivação e lava a boca, eliminando grande parte das bactérias que ali estavam e evitando o problema.
Fora isso, o processo de salivação auxilia bastante em nosso processo digestivo. Dessa forma, problemas relacionados a essa região de nosso corpo podem ser evitados, inibindo a halitose.
Alimentos específicos
Algumas iguarias ajudam na higiene bucal e no processo digestivo. São elas:
- Frutas cítricas;
- Vegetais;
- Ervas;
- Alimentos que possam ser ingeridos com casca.
Outros benefícios da curcuma para o organismo
Atualmente, a curcuma zedoaria é alvo de diversas pesquisas que investigam o seu potencial para o tratamento de câncer cervical e sua capacidade de potencializar a quimioterapia e a radioterapia.
É importante ressaltar que nenhum medicamente, mesmo que origem vegetal, deve ser usado sem a indicação de um profissional. Portanto, procura por um médico ou dentista antes de fazer uso da curcuma.
Diversos estudos analisaram as propriedades antitumor, genotoxicidade e capacidade de inibir a mutação dos polissacarídeos da planta.
As pesquisas demonstraram que uma fração de polissacarídeos presentes na curcuma foi capaz de diminuir o tamanho de tumores em animais e prevenir a mutação cromossômica.
Em alguns países asiáticos, a planta ainda é misturada com canela, mel e pimenta e administrada aos bebês e doentes para o tratamento de resfriados.
Ela é bastante útil em casos de cólicas flatulentas, provocadas por debilidade de órgãos digestivos, o mesmo fator causador do mau hálito.
Na parte externa de nosso corpo, as raízes da curcuma zedoaria são indicadas para a limpeza de feridas e tratamento outros distúrbios que possam prejudicar a pele.