PACIENTES

Cor dos dentes: qual é a ideal e como evitar o escurecimento?

Cor dos dentes: qual é a ideal e como evitar o escurecimento?

A cor dos dentes é uma característica genética

Cuidar da nossa saúde bucal é importante para aumentar nossa qualidade de vida. Contudo, não podemos ignorar que a estética dentária também é um fator relevante. Por isso existem dúvidas sobre a cor dos dentes ideal.

A cor dos dentes pode até ser uma preocupação. Mas você sabia que, em alguns casos, os dentes contam com coloração naturalmente escurecida e isso não representa um risco para sua saúde oral?

A cor dos dentes varia de pessoa para pessoa! Isso porque a coloração dentária é uma característica genética. Desse modo, cada ser humano apresenta uma tonalidade diferente em sua arcada dentária.

Na odontologia, os profissionais trabalham com 4 graduações de tonalidades dos dentes. São elas:

  • A: marrom avermelhado;
  • B: amarelo avermelhado;
  • C: acinzentado;
  • D: cinza avermelhado.

Essa tabela conta com variações que vão do tom mais escuro até o tom mais claro de cada uma das cores citadas.

Desse modo, o profissional pode escolher o tom mais adequado na hora de realizar procedimentos estéticos para clarear os dentes, por exemplo.

Por que os dentes escurecem?

Tonalidade dos dentes depende da genética

É comum que, com o passar dos anos, os dentes percam a sua coloração original.

Além disso, alguns hábitos nocivos, como o tabagismo ou a ingestão de vinho, café ou outras substâncias com alto teor de corante aumentam ainda mais a distância entre a cor inicial do dente e a cor mais escurecida.

Em geral, os maus hábitos com relação a higiene bucal são os principais motivadores do processo de escurecimento dos dentes.

Por isso, é importante que sejam seguidas algumas dicas simples no intuito de manter os dentes claros. Entre os principais, podemos citar:

Escovar os dentes

Escovar os dentes é um passo fundamental para evitar o aparecimento de manchas amareladas nos dentes. Essas manchas são causadas pelo acúmulo de placa bacteriana.

A placa bacteriana, por sua vez, pode se transformar em tártaro, que possui tom amarelado e é esteticamente desagradável.

Também é interessante destacar que a escovação deve ser realizada com o auxílio de escovas com cerdas macias e pasta dental adequada.

Utilizar fio dental e enxaguante bucal

O hábito de passar fio dental auxilia na retirada de excessos de comida presos entre os dentes, proporcionando uma limpeza mais profunda.

Por isso, é recomendado passar fio dental entre os dentes pelo menos uma vez ao dia

Já o enxaguante bucal ajudar no clareamento e na proteção dos dentes. Outro benefício desse produto é que ele age contra o mau hálito.

Contudo, é importante destacar que esse produto não deve ser utilizado para substituir a escovação.

Visitar o dentista

Visitar o médico dentista de maneira periódica é outro passo importante para manter a coloração original dos dentes.

Isso porque o profissional pode agir na prevenção e no tratamento de doenças que prejudiquem a estética do sorriso.

Como ter um sorriso branco?

Saiba como conquistar um sorriso branco

Ao contrário do que muitos pensam, a cor natural dos dentes não é o branco, e sim colorações próximas ao branco!

Contudo, para aqueles que sonham em ter o sorriso branco e brilhante, existe uma série de procedimentos que podem ser feitos juntos ao dentista.

Clareamento dental

Os procedimentos de clareamento utilizam um gel ativado para deixar a coloração dos dentes mais próxima ao branco.

Dessa maneira, o procedimento pode ser feito em casa, através da técnica do clareamento caseiro, ou no consultório do dentista, por meio do clareamento dental a laser.

Faceta de porcelana

As facetas consistem em lâminas de porcelana que, quando aplicadas aos dentes, promovem um aspecto mais branco.

Ao mesmo tempo, os também chamados dentes de porcelana são uma ótima técnica para quem quer promover o alinhamento dentário.

Lentes de contato dental

As lentes de contato dentárias são ferramentas que alteram a coloração dos dentes, e também o seu alinhamento.

Consulte o seu dentista de confiança para saber qual é o melhor método de clareamento da cor dos dentes para o seu caso!

ACESSO RÁPIDO
    Rodrigo Venticinque
    Rodrigo Venticinque é graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Possui pós-graduação em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Também é professor de pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio e atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Além disso, Rodrigo possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860 e é diretor da Clínica Venticinque Odontologia Biológica e Integrativa, que fica na Rua dos Chanés, 505 - Moema, São Paulo - SP.

    Leia também